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Livro e Leitura

Publicado por Secretaria da Educação em

Livro e Leitura: articulação Bibliotecas Escolares e Biblioteca Pública”

Aproximar o homem do livro é dever de todos aqueles que entendem a importância da leitura em seu âmbito maior: auxiliar o indivíduo na construção de sua própria identidade e instrumentalizá-lo para um maior entendimento do mundo. Assim, pode-se pensar a literatura como um direito de todos. É importante considerar que o texto literário está ligado a uma função um tanto complexa que é a de humanização do ser, pois permite que entremos em contato com várias manifestações presentes na ficção, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas e nos coloca em contato com sugestões que a visão convencional gostaria de proscrever.

A forma como o texto literário se organiza, nos torna capaz de ordenar própria mente e sentimentos, e em consequência, organizar a visão que temos do mundo. Assim, a prática da leitura está ligada a processos que contribuem como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, o desenvolvimento das emoções, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos indivíduos.

Dessa forma, proporcionar condições para que todos tenham acesso à leitura, principalmente do texto literário é um dever de todas as instituições e daqueles que acreditam em todos os benefícios que a literatura pode proporcionar a todos, independente da sua idade.

O projeto “Livro e Leitura: articulação Bibliotecas Escolares e Biblioteca Pública, busca a mobilização de toda a comunidade para que haja uma consciência da necessidade da implementação no município de Gramado do Plano Municipal do Livro e Leitura. Portanto, queremos que as Bibliotecas Escolares ganhem vida e sirvam a seu mais importante propósito: o incentivo a leitura. Através do projeto é possível desenvolver encontros para os representantes das escolas que queiram divulgar, trocar experiências, propor, pensar, discutir os projetos de leitura, dispondo uma acessória para que exista um local de reflexão com a intenção de colocar Gramado como uma das cidades que também está preocupada com a formação do leitor e, consequentemente, em tornar o cidadão gramadense mais humano.

O Projeto nasceu durante o ano de 2010. Inicialmente através do curso de extensão Tessituras – formando mediadores de leitura, em que se observou a necessidade desenvolver e incentivar projetos orientados para o livro e a leitura no município de Gramado, em diferentes espaços educacionais e culturais, e a valorização dos espaços das Bibliotecas Escolas na rede de ensino. No curso de formação continuada “SEGMENTO LIVRO E LEITURA EM GRAMADO: qualificação e integração da Biblioteca Pública com as Bibliotecas Escolares” foi discutido e proposto o presente projeto sendo apresentado no seminário final.

Durante o curso, percebeu-se que no município há uma carência generalizada de ações que busquem o reconhecimento de projetos permanentes no segmento livro e leitura realizados nas escolas através das bibliotecas escolares, bem como o incentivo de ações nestas áreas voltadas a formação do leitor, o aluno. Além disso, após longos debates e discussões foi aprovado em 2010, a lei federal Nº 12.244 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país.

A partir destas considerações se buscou criar e implementar uma política pública permanente para o livro e a leitura literária na cidade, através das Bibliotecas nas Escolas da rede de ensino, propondo e apoiando a realização de atividades nesta área, com o fim de oportunizar o pleno desenvolvimento sociocultural, estético, político e ético aos profissionais da educação e consequentemente à comunidade gramadense.

No planejamento, foram contempladas ações para a formação de leitores na comunidade escolaralunos, professores e pais possíveis mediadores de leitura; a promoção de iniciativas de conscientização relativas à importância do livro e da leitura para a formação integral do cidadão; o apoio à produção literária e editorial; e a ampliação e valorização dos espaços de acesso à leitura do município no fortalecimento da articulação das bibliotecas públicas do município com as bibliotecas escolares.

Todas as 27 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, urbanas e rurais contam com Bibliotecas Escolares e Espaços de Leitura, acervo atualizado de livros e literatura, sendo que algumas escolas contam com auxiliares de biblioteca, de acordo com os Projetos pedagógicos de cada escola, e sempre que possível articulando as ações desenvolvidas pela Biblioteca Pública Cyro Martins de Gramado.