Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Alunos do Educavídeo visitam o Museu do Festival de Cinema

Publicado por Secretaria da Educação em

A história do Festival de Cinema de Gramado foi conhecida de uma forma diferente pelos alunos do Educavídeo: eles visitaram nesta quarta-feira (28), o Museu do Festival de Cinema. O local foi inaugurado durante a 44º Edição do Festival, em agosto deste ano.

14536496_945435248913008_1059337430_o-1Os estudantes foram divididos em duas turmas. Os alunos da manhã e da tarde visitaram o museu no período da tarde, já os da noite, no respectivo turno. Eles foram acompanhados pelos professores.

O museu está situado no Boulevard São Pedro, com acesso pelo Palácio dos Festivais. Ao todo são 584 m² de área destinada a contar a história do festival e por consequência, do cinema nacional.

Na entrada do espaço há cartazes de filmes produzidos por meio da Embracine, estatal que incentivava a produção nacional entre as décadas de 1960 e início de 1990, quando foi extinta. Também foram recuperados todos os cartazes de divulgação do festival de cinema.

Logo após a bilheteria, há uma linha do tempo que conta o surgimento do festival, o melhor filme daquele ano e também curiosidades a respeito da edição. Além disso, há jogos interativos, a possibilidade de montar o seu próprio filme, equipamentos de projeção e filmagens antigos, reprodução de figurinos e vários telões com depoimentos de artistas e diretores consagrados no festival. Outro destaque é a mini sala de cinema, com a projeção de trechos de filmes e depoimentos de artistas sobre as obras que apresentaram no festival e os prêmios recebidos.

escadariaAs visitas contaram com guia e ainda com a participação da museóloga Daniela Schmitt. Atualmente o museu conta com 40% do acervo disponível para visitação, em breve devem ser lançadas mais atrações. O museu também conta com loja com suvenires exclusivos e relacionados ao cinema e ainda uma cafeteria com vista para a Borges de Medeiros, Rua Coberta e a praça da Igreja São Pedro.