Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Cinema na Escola – Educavídeo

Publicado por Secretaria da Educação em

PROGRAMA EDUCAVIDEO-Gramado/ 2016
NÚCLEO DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO AUDIOVISUAL E CINEMA
nas escolas da Rede de Ensino de Gramado

A linguagem audiovisual – verbal, sonora e visual, é uma leitura que pressupõe o conhecimento dos seus elementos, seus códigos e processo de construção. É importante lembrar que toda informação é produzida por uma ou mais pessoas em processo interativo. Cada uma dessas pessoas imprime na mensagem o seu modo de ver o mundo, seus valores e convicções. Intencionalmente ou não, pelo audiovisual vê-se a realidade através do olhar de outros, em um processo que expressa a cultura local que através das mídias e das novas tecnologias possibilita a divulgação dessa cultura para o mundo global.

Quando pensamos o audiovisual na relação da escola, logo pensamos em mecanismos de recepção audiovisual: TV, filme, DVD, em que existe uma regra velada que limita o audiovisual a coadjuvante do processo de ensino. Já existem iniciativas que propõe estabelecer a relação entre o audiovisual e a educação escolar para além da simples formação de espectadores. É necessário desenvolver processos de criação e produção audiovisual como processo de uma educação mais sintonizada com as mídias e as tecnologias.

Gramado é conhecida nacional e internacionalmente por ser a sede de um dos mais importantes Festivais de Cinema do país e da América Latina. Mesmo com esta tradição dos mais de 40 anos de Festival de Cinema de Gramado, o município ainda não desenvolveu um setor de produção audiovisual com o mesmo potencial.

O grupo EDUCAVIDEO – Gramado surgiu em 2011 com grupo de alunos e professores de três Escolas Municipais do ensino fundamental, coordenado do Programa “Cultura na Escola” da Secretaria Municipal de Educação de Gramado. Foi a oportunidade de estudantes e professores experimentar um outro olhar, um outro pensar, um outro fazer, um outro compartilhar e um outro aprender com a linguagem audiovisual, com o uso de novas tecnologias nas práticas educacionais valorizando a cultura do audiovisual tão presente no cotidiano dos alunos e na cultura da cidade através do Festival de Cinema de Gramado.

A partir de 2012 o projeto foi sendo qualificado com uma equipe técnica de profissionais do cinema, e neste mesmo ano as produções de vídeo produzidas pelos alunos ganharam espaço na programação do Festival de Cinema de Gramado, como mostra estudantil e as escolas envolvidas, junto com os professores, alunos e famílias, recebem a programação do Cinema nos Bairros.

Com a ampliação do Projeto EDUCAVIDEO-Gramado, em 2015 e 2016, a expectativa é de ampliar também as ações da produção e divulgação de curtas metragens pelos estudantes, na perspectiva do tema Escola de Cinema, para a exibição de curtas metragens e filmes na escola com aproximação ao currículo escolar da educação básica e à proposta pedagógica da escola, conforme prevê a Lei Federal 13006/2014, para a formação de público com o desenvolvimento humano e crítico das crianças e jovens, e qualificação dos professores, na perspectiva do tema Cinema na Escola.

A proposta de Implementação da Lei 13006/2015, na Rede de Ensino de Gramado – para além da exibição de filmes na escola, já está em curso desde 2010, envolvendo práticas educativas explorando as diferentes linguagens dos audiovisuais articuladas as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, através dos componentes curriculares, nas escolas da Rede de Ensino de Gramado, integrado à proposta pedagógica de cada escola, em consonância com as políticas educacionais e projetos políticos pedagógicos. Estas práticas educativas visam o fortalecimento do Programa EDUCAVIDEO e a participação da Educação, em parceria com o Turismo e Gramadotur, na programação anual do Festival de Cinema de Gramado.

– Marcos Legais: Implementação Lei 13005/2015 Cinema na Escola Básica; Debate construção das diretrizes da Base Municipal Comum Curricular; implementação das diretrizes da formação continuada, em consonância com o PPP no Plano Municipal de Educação de Gramado lei 3406/2015.

cinema