Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Cultura Afro Brasileira

Publicado por Secretaria da Educação em

CULTURA AFRO CULTURAL: processo de implementação da Lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino de Gramado a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Trajetória
Em vez da implantação da lei 10639/2003, a Rede de Ensino de Gramado optou por um processo de implementação, em cada comunidade, em cada escola, em cada sala de aula, em cada espaço educativo, atingindo todas as crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica e suas famílias.
Quem sabe o caminho mais longo! Mas o mais consistente que pudesse garantir não somente mudanças, mas as transformações possíveis nas comunidades escolares, atingindo diretores, professores, alunos, pais e a sociedade gramadense.
É uma trajetória que iniciou como um projeto, envolvendo professores e alunos da EMEF Dr. Carlos Nelz-CAIC, para marcar a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, em 23 de novembro 2003. Em novembro de 2006, a escola promoveu a 1° Edição da SEMANA AFRO CULTURAL, e a partir deste movimento, se consolidou em um evento anual da Rede de Ensino de Gramado, sempre no mês de novembro, incluído desde 2015, depois de 10 anos, com edições ininterruptas, do calendário da Prefeitura Municipal de Gramado.

Estratégias
Formação continuada e permanente dos professores e gestores em rede, com as escolas municipais e estaduais;
Fortalecimento das políticas públicas da educação de Gramado, com as demais esferas de governo, estadual e federal, para garantir a continuidade da sua implementação;
Articulação local entre as secretarias e instituições/organizações;
Valorização das práticas docentes respeitando as caminhadas dos professores com acesso a materiais didáticos e pedagógicos de referência;
Publicização para a comunidade escolar e a sociedade gramadense das práticas educativas desenvolvidas nas escolas que valorizam a diversidade e a inclusão, promovendo uma aprendizagem significativa para uma educação de qualidade.

Objetivo Geral
Promover a valorização e o reconhecimento da diversidade Étnico-Racial na educação brasileira a partir do enfrentamento estratégico de culturas e práticas discriminatórias e racistas institucionalizadas presentes no cotidiano das escolas e nos sistemas de ensino que excluem e penalizam crianças, jovens e adultos negros e comprometem a garantia do direito à educação de qualidade de todos e todas.

Objetivos Específicos
– Promover a institucionalização da lei n. 10.639/2003, a partir do MEC e nas gestões educacionais de municípios, estados e DF, garantindo condições adequadas para seu pleno desenvolvimento como política de Estado.
– Fortalecer o papel promotor do MEC, no marco do PDE e PAR, com relação a efetiva implementação da Base Nacional Comum Curricular para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em todo o país, e nas escolas através do PPP – Projeto Político Pedagógico.
– Acelerar o ritmo de implementação da LDB alterada pela Lei n. 10.639/2003, nas redes públicas e privadas, de forma a cumprir o previsto nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação e monitorado nas práticas educativas nas escolas.
– Fortalecer e consolidar a Semana Afro Cultural de Gramado, como espaço para os professores para a troca de experiências, mas também compartilhar os conhecimentos e práticas na forma de uma rede colaborativa