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Curso apresenta propostas didáticas

Publicado por christian steffens em

dsc_8765-copyO curso “Revisitando as raízes étnico-raciais” fechou a programação da 10ª Semana Afro Cultural.  A capacitação ocorreu no sábado, dia 12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, das 8h30 às 11h, e contou com a participação de professores da rede.

Os professores da EMEF São Pedro, de Porto Alegre, Cassia Serpa, Patrícia Fortes, Inajara Leão e Manuel Figueiredo apresentaram atividades e práticas pedagógicas realizadas por eles com alunos tanto de séries iniciais quanto finais do Ensino Fundamental. Os trabalhos envolvem tanto a cultura quanto a história da África e dos afro-brasileiros.

O professor Manuel trabalhou a música como instrumento para conhecer e vivenciar a cultura africana. A mesma técnica vocal que ele utiliza com os alunos foi mostrada aos professores e se compõem em frases em africâner e que são uma forma de cumprimento: “bom-dia, como vai você”. “Primeiro os alunos conhecem as palavras, depois fazem a vocalização e por fim, juntamos com o som das palmas e batidas de pés. Também trabalhos com a mistura de idiomas, em africâner, em inglês e em português”, explica Manuel.

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A prática apresentada pela professora Patrícia é um projeto multidisciplinar “Looking for my self”, que discute a identidade étnico-racial. Os alunos primeiramente tinham que fazer um desenho de alguém que eles achavam bonito, homem ou mulher, novo, velho, ou ainda de si mesmos. A partir disso, a professora fez a identificação de qual padrão de beleza é o hegemônico e se ele corresponde aos biótipos da turma. Em seguida, os alunos preenchiam uma ficha sobre a composição corporal e o estilo de cada um, utilizando para isso, palavras em inglês. Os alunos também viram vídeos sobre as semanas de moda e discutiram os padrões de beleza apresentados na mídia e como isso influencia o dia a dia deles.

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A história do Rio Grande do Sul, em especial, a Revolução Farroupilha e o episódio do Massacre de Porongos, foi o tema do projeto apresentado pela professora Cassia Serpa. A escola faz uma atividade especial para lembrar o 20 de Setembro e o viés adotado foi questionado pela professora. Em decorrência disso, um projeto foi realizado com pesquisa sobre o conceito de história única e a forma como a história da Revolução Farroupilha é relatada, o que levou os alunos a refletirem sobre a invisibilização dos negros e da escravidão no Rio Grande do Sul.

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A quarta prática pedagógica apresentada foi a confecção da boneca Abayomi. A professora Inajara convidou os presentes a fazerem a sua própria boneca com o material trazido por ela. A boneca é feita com retalhos de tecidos. Originalmente, quando uma mulher fica grávida na tribo, as demais se reúnem para confeccionar o enxoval para a futura mamãe. Com as sobras do material ela faziam as bonecas.

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A 10ª Semana Afro Cultural é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação com a participação de 33 escolas, entre elas as 27 EMEIs e EMEFs e também da Biblioteca Cyro Martins. Entre as atividades realizadas estão lançamento de livro, palestras e apresentações culturais. O homenageado desta edição foi o professor Paulo Sérgio da Silva.

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