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Documento Orientador do Território de Gramado

Documento Orientador do Território de Gramado

O Documento Orientador do Território de Gramado (DOTG) para a Educação Infantl e o Ensino Fundamental (inclui-se aqui a EJA – Educação de Jovens e Adultos) foi construído mediante trabalho coletvo dos professores da rede de ensino do município, envolvendo docentes das esferas públicas municipal e estadual e também da rede privada, tanto da Educação Infantl quanto do Ensino Fundamental, uma vez que muitos dos profssionais da Educação trabalham em mais de uma rede de ensino, o que, de certa forma, contribui, muito, no processo de criação deste documento.

Com a homologação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – em 2017 e do RCG – Referencial Curricular Gaúcho – em 2018, estudos foram sendo feitos nas escolas no decorrer de 2018 e 2019. Encontros esses realizados nas reuniões pedagógicas de cada escola, assim como, também, alusivos aos DIAS D insttuídos pela Secretaria Estadual de Educação – SEDUC – em um processo colaboratvo com a UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação. Tais momentos pautavam-se na leitura e discussão sobre os dois documentos gerando refexão sobre as abordagens descritas nos textos e levando os docentes a pensarem em tudo o que viria a ser o processo de ensino e aprendizagem a partr da implantação desses documentos orientadores de currículos.

Em Julho/2019, retomamos o assunto, reunindo todos os professores num evento cujo propósito era reafrmar o compromisso do grupo com a Educação no sentdo de contribuir na elaboração do documento. Na oportunidade, foram apresentadas as 10 competências gerais da BNCC através de esquetes artstcas encenadas por professoras da rede municipal, como forma de melhor entendimento/compreensão e interpretação, fugindo, assim, do fato de apenas ler cada uma delas, pois todos já as tnham lido/estudado, o que tornava desnecessária, digamos assim, uma nova ação repettva de fcar apenas lendo e discutndo. As encenações foram muito bem recebidas pelo grupo e ajudaram a transformar o signifcado que cada uma dessas competências traz. No mês de agosto, via convites, os professores das mais diversas áreas de conhecimento encontraram-se em três momentos para discussão e redação das sugestões de habilidades que deveriam ser incluídas no documento, como forma de atender às necessidades do território de Gramado.

O processo de construção de um documento que orienta a elaboração de currículos de um determinado território, como é o caso de Gramado, é um grande compromisso, pois sabe-se que a educação é uma efcaz ferramenta que promove a mudança social. Assim, os desafos descritos neste documento somamse às demandas das prátcas pedagógicas desenvolvidas pelos profssionais da educação e serão um grande conjunto de oportunidades de ressignifcação das aulas, que, consequentemente, benefciarão os alunos com aulas dinâmicas, interdisciplinares e que acompanham o desenvolvimento constante do mundo. Tanto a BNCC quanto o RCG apresentam aspectos que convidam-nos a pensarmos os caminhos da Educação, fazendo com que olhemos para o passado, analisemos o presente e reorganizemos a Educação que queremos no futuro (não tão distante).

Ressaltamos que para esse documento ter efeito na sala de aula e na vida de cada um dos nossos alunos é de extrema importância o protagonismo dos professores das diversas áreas do conhecimento na transformação da teoria em prátca pedagógica signifcatva. Fica, aqui, nosso convite para a leitura e apropriação do conteúdo abordado.

Arquivo: DOTG Educação Infantil

Arquivo: DOTG Ensino Fundamental

Arquivo: DOTG EJA