Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

E-book lançado e entregue aos professores municipais de Gramado  

Publicado por Secretaria da Educação em

1-copyO livro digital (e-book) “História e Cultura Afro-Brasileira: Desafios da implementação da Lei 10.639/2003 na Rede de Ensino de Gramado/RS” foi lançado na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A publicação é de autoria de professores da rede de ensino de Gramado.

A ideia de elaborar o livro surgiu em 2013, durante a realização da segunda edição do curso “Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira”, promovido em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo era compartilhar as experiências e práticas dos professores da rede de ensino de Gramado envolvendo às temáticas de combate ao preconceito e valorização da cultura e da história afro-brasileira.

A publicação conta com quatro partes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e ainda Outros Olhares. São autores do livro Jéssica dos Santos Haack, Andréia Mariana Fattori Franzen, Haidê Pereira Borges, Elisa Maria Polesso Labatut, Neuci Ribeiro, Viviane Boff Cavichion, Maria Ivanete Barbosa da Silva, Deisi Maria Moraes Ferreira, Darli Vianei Alves, Mariângela Velho Brolini, Maria Celoí Pereira de Moura e Laíse Feijó.

2-copy

Também há textos introdutórios da secretaria de Educação Denise Foss; da diretora do DEDS/PROREXT/UFRGS, Rita de Cassia dos Santos Camisolão; dos coordenadores do curso Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Véra Neusa Lopes e Paulo Sérgio da Silva; da coordenadora do Programa Cultura na Escola (SME Gramado) Regina Berwanger; da coordenadora da Educação Infantil (SME Gramado) Márcia Isabel da Silva Scur; da então coordenadora do Ensino Fundamental (SME Gramado) Dirce Verônica Bergamo; e da representante da Equipe Diretiva do Colégio Estadual Santos Dumont, Maria Ivanete Barbosa dos Santos.

“Um material rico e extremamente didático para trabalhos em sala de aula. Nosso intuito, no projeto como um todo, é demonstrar que não há diferença entre nós, que qualquer forma de preconceito deve ser abolida do cotidiano, principalmente em salas de aula”, comenta Denise Foss, Secretária de Educação de Gramado.

Em apoio e incentivo do projeto, o setor de comunicação da Prefeitura de Gramado realizou uma gravação para contar detalhadamente o processo que envolve esta ação. O vídeo será lançado na próxima semana, tanto na página oficial no Facebook quanto no Youtube.

Fotos: Ana Pacheco/Prefeitura de Gramado