Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

E-book será lançado quinta-feira (24)

Publicado por christian steffens em

Jpeg

O livro digital (e-book) “História e Cultura Afro-Brasileira: Desafios da implementação da Lei 10.639/2003 na Rede de Ensino de Gramado/RS” será lançado nesta quinta-feira (24), às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A publicação é de autoria de professores da rede de ensino de Gramado.

A ideia de elaborar o livro surgiu em 2013, durante a realização da segunda edição do curso  “Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira”, promovido em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo era compartilhar as experiências e práticas dos professores da rede de ensino de Gramado envolvendo às temáticas de combate ao preconceito e valorização da cultura e da história afro-brasileira.

capa

A publicação conta com quatro partes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e ainda Outros Olhares. São autores do livro Jéssica dos Santos Haack, Andréia Mariana Fattori Franzen, Haidê Pereira Borges, Elisa Maria Polesso Labatut, Neuci Ribeiro, Viviane Boff Cavichion, Maria Ivanete Barbosa da Silva, Deisi Maria Moraes Ferreira, Darli Vianei Alves, Mariângela Velho Brolini, Maria Celoí Pereira de Moura e Laíse Feijó.

Também há textos introdutórios da secretaria de Educação Denise Foss; da diretora do DEDS/PROREXT/UFRGS, Rita de Cassia dos Santos Camisolão; dos coordenadores do curso Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Véra Neusa Lopes e Paulo Sérgio da Silva; da coordenadora do Programa Cultura na Escola (SME Gramado) Regina Berwanger; da coordenadora da Educação Infantil (SME Gramado) Márcia Isabel da Silva Scur; da então coordenadora do Ensino Fundamental (SME Gramado) Dirce Verônica Bergamo; e da representante da Equipe Diretiva do Colégio Estadual Santos Dumont, Maria Ivanete Barbosa dos Santos.