Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Educação de Gramado planeja o ano letivo de 2020 com destaque à informática​

Publicado por Secretaria da Educação em

Educação de Gramado planeja o ano letivo de 2020 com destaque à informática

A Secretaria da Educação de Gramado está planejando ações para o ano letivo de 2020 a partir das necessidades identificadas durante o período letivo de 2019, e em especial da realidade de cada comunidade escolar.

Os monitores de laboratório de informática das escolas municipais e estudantes de ensino superior (TI), Pós-Graduação (Administração Escolar) em estágio, apresentaram à Secretaria de Educação o “Projeto Aperfeiçoamento de Conhecimentos em Informática – PACI”, para incentivar o uso consciente dos computadores e dos laboratórios de informática nas escolas.

Segundo a secretaria da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, a informática é uma ferramenta pedagógica nas escolas, ela precisa estar a serviço do projeto pedagógico, assim como para facilitar o fazer docente. 

“A informática é um meio para auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências dos estudantes”, afirma.

Os monitores de laboratório de informática e a equipe pedagógica após o diagnóstico construíram um plano de ação, o qual tem como um de seus destaques um Curso de Fluência Digital em Educação a Distância de 30h, para a rede municipal de Educação. Esse curso tem como objetivo orientar os professores e alunos sobre a utilização dos computadores.

A qualificação poderá ser aproveitado por todos os servidores que demonstrarem interesse. O curso será em Educação a Distância e poderá ser acessado a partir dos computadores disponibilizados nas escolas ou de outros locais de escolha de cada pessoa. Após concluir o conteúdo, os profissionais receberão um certificado de 30 horas, que valerá como qualificação profissional.

O grupo está desenvolvendo esse projeto de aperfeiçoamento de conhecimentos em informática para incentivar o uso consciente dos computadores e laboratórios de informática nas escolas. O curso terá como programa noções básicas de informática, ferramentas do Libre Office, e o uso do software usado na rede municipal – EDUCAWEB. O conteúdo está sendo criado a partir das dificuldades relatadas pelos professores e abrange necessidades da rotina docente.

Além do curso, um dos integrantes do grupo, a monitora Julia Machado, criou um blog, que concentra jogos educativos, que servirá como fonte de pesquisa aos professores que estão em busca de ferramentas pedagógicas para o uso nas salas de aula.

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado
FOTO: Lucas Brito
TEXTO: Lucas Brito