Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

EMEIs incentivam à leitura

Publicado por Secretaria da Educação em

O incentivo à leitura começa com os pequeninos da Educação Infantil, em Gramado. O município, por meio da Secretaria de Educação participa desde 2015 do projeto Avisa Lá, do Instituto Avisa Lá – em parceria com o Banco Santander. A cada ano, uma temática é desenvolvida. No ano passado, o objetivo eram os espaços de brincar e o faz de conta, neste, a aproximação com a leitura e a escrita.

Na sexta-feira, dia 16, a professora Renata Fraudendorf, formadora do Instituto Avisa Lá, esteve em Gramado para conhecer as atividades que as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) realizam com o tema das formações. Ela conheceu os trabalhos elaborados em seis instituições: Tia Carmelina I, Raio de Sol, Branca de Neve I, CAIC I, Delmar Dutra e Jardim Encantado. A visita foi acompanhada pelos formadores locais, a coordenadora pedagógica de Educação Infantil da SME, Márcia Scur, O diretor Francisco Silva e da Nutricionista Maria do Carmo Viegas, além das gestoras da educação infantil da rede municipal.

“Todas as escolas que possuem Educação Infantil na rede municipal tem feito trabalhos excelentes. Com criatividade, usando materiais alternativos e recicláveis, os professores e gestores têm criado espaços lúdicos para incentivar as crianças a lerem”, relata Márcia.

Na EMEI Tia Carmelina I, o grupo foi recepcionado pela Banda Marcial da Escola que cantou o Hino Rio Grandense. Na escola o destaque é o reaproveitamento de berços e de outros materiais em desuso. Antigas caminhas viraram sofás e as grades foram transformadas em expositores de livros, tanto nas salas de aula quanto em um espaço coletivo.

Na EMEI Raio de Sol, eles visitaram o “Galpão da Fraldinha”, uma homenagem às tradições gaúchas e ainda os espaços de leitura criados em sala de aula, evidenciando a criatividade dos professores.  Na EMEI Branca de Neve I, pallets viraram sofás e guarda-sóis foram transformados em tendas com tules coloridos. Já os livros são expostos em cabides, ficando à disposição para os alunos brincarem à vontade. No CAIC I, o grupo conheceu uma sala feita especialmente para a leitura, utilizando divisórias de escritório, um espaço acolhedor que convida à leitura. Na EMEI Delmar Dutra os professores criaram uma sala coletiva, com personagens de histórias, fantasias e um palco para apresentações, num clima de magia e encantamento. Na escola Jardim Encantado, além de conhecer as atividades realizadas pela escola, os visitantes conferiram um trabalho que os alunos estavam elaborando: após a leitura de uma história, os pequenos recontaram o que ouviram da professora em desenhos feitos por eles, o que reforça o espaço da criança nas instituições de ensino.

A representante do Instituto Avisa Lá avaliou como positiva as ações realizadas em Gramado. “Ela ficou muito satisfeita com as atividades que os professores propõem e a criatividade para utilizar materiais tão diversos para criar espaços confortáveis, coloridos e instigantes para os alunos. Na Educação Infantil eles precisam conviver com o livro, ler da forma deles, ouvir histórias para que gostem de ler e mantenham este hábito quando forem alfabetizados”, avalia Márcia.

Formações: O projeto Avisa Lá consiste na formação continuada de professores. Gramado tem três representantes que participam das ações junto ao Instituto Avisa Lá: a coordenadora pedagógica da Educação Infantil Márcia Scur, o professor e diretor da EMEI/EMEF Vicente Casagrande Francisco Santos Silva e da área da Saúde, Maria do Carmo Viegas. Os representantes participam de dois encontros anuais (em março e setembro de 2015 e março e agosto de 2016) e depois fazem a formação com os gestores da rede municipal, e estes, por sua vez, atuam também como multiplicadores em suas escolas.