Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Escolas encerram curso de Educação Patrimonial disponibilizado pela Secretaria da Cultura

Publicado por Secretaria da Educação em

Preservar as raízes históricas e transmitir conhecimento sobre o patrimônio cultural de Gramado. Esses foram os principais objetivos do projeto de “Educação Patrimonial”, realizado pela Secretaria da Cultura nos meses de agosto e setembro, envolvendo 600 crianças do ensino fundamental de toda rede de ensino gramadense.

As atividades encerraram na terça-feira, 1, com a Gincana do Patrimônio e um Café Colonial, no entorno do Lago Joaquina Rita Bier, junto à Secretaria da Cultura.

Os especialistas em Museografia e Patrimônio Cultural, Fernanda Valente de Souza e Rodrigo Schlee, foram os responsáveis técnicos do projeto, que foi dividido em duas etapas: conteúdo histórico e atividades práticas de fixação.

“Encerramos hoje de uma forma lúdica, através de uma gincana, onde brincando, os alunos poderão absorver todo o conteúdo que foi ensinado anteriormente”, disse Fernanda.

Segundo Rodrigo Schlee, durante projeto, os estudantes aprenderam a classificar os diferentes tipos de patrimônio, além da importância em preservá-los.

“Mostramos que não basta conhecê-los, mas sim preservá-los para que as próximas gerações e os turistas que visitam a cidade tenham o que mostrar e o que apreciar”, comentou.

CONTEÚDO

Durante o projeto, todas as escolas (municipais, estaduais e particulares) são envolvidas.

“Escolhemos os alunos dos quartos anos do ensino fundamental porque eles trabalham no conteúdo obrigatório o ‘Município’. Como foi identificado uma deficiência de material pedagógico para abordar esse conteúdo, resolvemos incluir essa formação. O resultado tem sido muito bom e há quatro anos a Secretaria da Cultura realiza essa parceria”, afirmou Margarete Anschau, supervisora cultural da Secretaria da Cultura.

FOTOS: Bruna Campos 

TEXTO: Bruna Campos 

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado