Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Estudantes aprendem sobre a colonização dos povos alemães, açorianos e italianos na Festa da Colônia

Publicado por Secretaria da Educação em

Está é a base de testes, onde pode-se modificar o que quiser para ser testados os post que serão postados.

> Copie este post para refazer os demais.

Alunos da Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho vivenciaram uma tarde especial na 29° edição da Festa da Colônia, na terça-feira, 7, através do projeto “Escolinha Rural”, da Gramadotur.

“O projeto tem como objetivo repassar informações sobre o histórico da Festa da Colônia, apresentando curiosidades sobre a vivência e as tradições dos moradores da colônia de Gramado”, disse Grasiela Gil, coordenadora da Escolinha Rural.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer detalhes sobre os costumes dos colonizadores açorianos, italianos e alemães, em um cenário montado com todos os objetos e utensílios utilizados por eles. A visita dos alunos começa dentro de um espaço rural, onde eles tem contato com objetos como: a mala de garupa (utilizada para a colheita), o tarro de leite, pipas para armazenar o vinho, entre outros.

“Nós também ensinamos para eles as brincadeiras típicas da colônia como a boneca de sabugo, as cinco-marias e os cavalinhos. A ideia é resgatar a história dos nossos colonizadores em todos os aspectos”, relatou Tatiane Cabistani, professora da turma.

A visitação das crianças encerrou na cozinha colonial com uma receita preparada por eles, com o auxílio de uma cozinheira especialista em comidas da colônia. “Hoje eles prepararam uma das delícias que é o grostoli, mais conhecido como cueca virada”, contou a professora.

Até o final da festa, mais de 200 crianças de escolas municipais devem participar do projeto da Escolinha Rural. Idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também estão com visita agendada para os próximos dias.

NÚMEROS

A Festa da Colônia iniciou no dia 1° de maio e segue até o dia 19 com uma vasta programação. Somente nos primeiros cinco dias de evento, o número de visitantes já chegou a 25 mil. O evento é uma promoção da Gramadotur e realização da Prefeitura de Gramado.

TEXTO: Bruna Campos

FOTOS: Júlia Angeli

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado