Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Fogo da Pátria chega a Gramado

Publicado por Secretaria da Educação em

dsc_0090-copyAs atividades em comemoração à Independência do Brasil em Gramado tiveram início nesta segunda-feira (22), com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria. A solenidade ocorreu no pátio da Secretaria Municipal de Educação.

O Fogo Simbólico foi trazido pela comitiva da Liga de Defesa Nacional, liderada pelo coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira do Exército Brasileiro e pelo tenente da Brigada Militar Vanderlei Schneider.

O Fogo Simbólico da Pátria foi criado em 1937, a partir da ideia de um grupo de patriotas gaúchos que buscava um símbolo que representasse o patriotismo do povo brasileiro. Em 1938, foi realizada pela primeira vez a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, num percurso de 26 quilômetros no Rio Grande do Sul, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre, Em 1939, foram seguindo-se outros percursos chegando aos 411 quilômetros.  Desde então, a Corrida vem sendo realizada a cada ano.

_dsc0043-copy

dsc_0087-copy

“Neste domingo encerramos as Olimpíadas do Rio de Janeiro com o apagar da pira e a ideia do Fogo Simbólico da Pátria tem inspiração na chama olímpica. Assim, como os jogos que trazem a ideia de fraternidade entre os povos, o fogo da Pátria representa a união dos brasileiros e o seu amor pelo país”, relata o coronel Álvaro que elogiou a recepção e a acolhida dada pelos gramadenses.

A solenidade contou com a participação de representantes da Brigada Militar, Sargento Scaglia, do secretário de Trânsito André Castilhos, do secretário de Esportes, Jorge Teobaldo Dienstmann o chefe de gabinete do prefeito de Gramado, Aguinaldo Lazaretti, e da secretária de Educação, Denise Foss. “A chegada do Fogo Simbólico da Pátria dá início às atividades da Semana da Pátria no município. A partir do dia 1º de setembro teremos as horas cívicas aqui na secretaria e no dia 7, na avenida das Hortênsias, o Desfile Cívico com a presença de escolas e entidades do município”, antecipa Denise.

O evento teve a participação também da Banda Infantil da Escola de Educação Infantil (EMEI) Tia Carmelina I e corpo coreográfico. Os pequenos encantaram o público com a apresentação de músicas. O grupo é coordenado pelo professor Julio Outeiro.

Atividades – Do dia 1º ao dia 6 de setembro, também na Secretaria de Educação serão realizadas as horas cívicas. As atividades fazem parte das comemorações da Semana da Pátria. Pela manhã, às 8h, ocorre o hasteamento das bandeiras e à tarde, às 17h, o arreamento. Nos dois horários haverá participação de estudantes da rede de Ensino de Gramado.