Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Formação sobre olimpíadas de aplicativos para professores do Ensino Médio e Ensino Fundamental

Publicado por Secretaria da Educação em

Na etapa nacional, a Universidade Estadual do RS (UERGS) está oferecendo a professores do Ensino Médio de todo o País uma formação sobre a Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). As inscrições seguem até o dia 18 de julho. A 3ª edição da Olimpíada, que tem como tema o Desenvolvimento Sustentável e a Redução das Desigualdades, recebe inscrições até agosto.

Organizada pela UERGS desde 2016, a ONDA permite que estudantes e professores do Ensino Médio de todo o Brasil apresentem projetos de aplicativos que se relacionem com o tema proposto.

A Formação para os professores será oferecida em EaD com o objetivo de capacitar os docentes em relação às etapas da Olimpíada de forma a incentivar a formação de equipes para participação.

O tema desta edição é o 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas: Redução das Desigualdades. As equipes poderão se inscrever até o dia 11 de agosto.

Mais informações: onda.uergs@gmail.com.

OLIMPÍADA MUNICIPAL

Na fase de Gramado, a Prefeitura promove a 1ª Olimpíada Municipal de Desenvolvimento de Aplicativos (OMDA) envolvendo professores de todos os níveis (segundo a organização local, os professores do fundamental podem participar da formação e submeter seus projetos à 3ª ONDA).

As categorias do Município são:

EF: para estudantes de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental;

EM: para estudantes da 1°, 2° e 3° séries do Ensino Médio Regular, Técnico ou Profissionalizante;

EJA/ESA: para estudantes da Educação de Jovens e Adultos ou membros de entidades socioassistenciais.

As inscrições são até o dia 11 de agosto, quando as equipes deverão submeter seus projetos em três fases, sendo a primeira e a segunda eliminatórias (determinada por um júri técnico, compondo 67% da avaliação total) e a terceira classificatória (segundo a organização local, os professores do nível fundamental que participarem da 1ª OMDA, podem participar da formação e submeter seus projetos à 3ª ONDA).

Todas as informações sobre a 1ª OMDA serão divulgadas, única e exclusivamente, por meio da Fanpage da Olimpíada: https://www.facebook.com/1aOMDAGramado/.

A OMDA é uma realização da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em parceria com a Prefeitura de Gramado e com o apoio do CNPQ.

Edital: https://drive.google.com/file/d/1q0-NXgZf7KBMZoQjEZTtNnJ3_WDH-JnW/view?usp=sharing

*Variações de ONDA e OMDA para etapa nacional e etapa municipal.

TEXTO: Lucas Brito

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado