Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Gramado é pioneira ao realizar a 1ª Olimpíada Municipal de Aplicativos

Publicado por Secretaria da Educação em

Gramado é pioneira ao realizar a 1ª Olimpíada Municipal de Aplicativos

Gramado foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a realizar uma Olimpíada Municipal de Desenvolvimento de Aplicativos (OMDA), com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental. A competição é produto do Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares (LEAM) e teve como tema “Identidade e Diversidade”.

A premiação ocorreu na segunda-feira, 11, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Vera Grin, com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e do reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Leonardo Alvim Beroldt da Silva. Os alunos participantes receberam como premiação um certificado, um pendrive e os primeiros colocados receberam ingressos para o Snowland.

A secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, destacou o evento como resultado de uma união de esforços e forças em prol de um objetivo em comum que é o desenvolvimento da comunidade.

“Nós já estamos há algum tempo com um termo de cooperação com a UERGS, que resultou no LEAM e consequentemente na 1ª OMDA, que uniu os estudantes de Gramado em prol de um objetivo que é usar a tecnologia para pensar situações de nosso cotidiano”, destacou.

Para o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) o foco é o desenvolvimento.

“Só esse princípio que orienta a olimpíada já nos deixa muito felizes. Nós queremos agregar, pois as pessoas precisam crescer e, a UERGS, nossa parceira, está propiciando esse grande movimento em busca do conhecimento e do desenvolvimento”, disse.

Segundo o reitor da UERGS, a olimpíada é um dos resultados da parceira com a Prefeitura de Gramado.

“Nós já temos em Gramado o Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares, que é uma parceria entre universidades gaúchas, em parceria com a municipalidade, representada na Secretaria da Educação, e que resultou na 1ª Olimpíada Municipal de Aplicativos”, explicou.

COMPETIÇÃO

A 1ª OMDA foi lançada em Gramado (no mês de abril) e teve como coordenador do Grupo de Trabalho, Leonardo Stahnke. O objetivo foi fomentar no ambiente escolar a reflexão e o debate sobre os principais problemas relacionados à “Identidade e Diversidade” no Município, de modo a incentivar os estudantes a desenvolverem tecnologias, ideias e soluções interdisciplinares e aplicáveis, com potencial de transformação social e ambiental.

A olimpíada teve três fases. Na última etapa, as cinco equipes classificadas, divulgaram os vídeos que produziram demonstrando a funcionalidade de seus aplicativos, buscando obter o maior número de interações dos internautas na Fanpage da olimpíada https://www.facebook.com/events/771359819953360/?active_tab=discussion .

As interações dos internautas (visualizações, compartilhamentos e curtidas) receberam a valoração distinta (peso de 20%, 30% e 50%, respectivamente).

Na fase final, participaram cinco equipes de quatro escolas do Município: na categoria Ensino Médio – Escola de Educação Básica Ninho e Escola Santos Dumont; e, na categoria Ensino Fundamental – Escola Presidente Vargas (um projeto) e Escola Gentil Bonato (dois projetos);

Os temas principais abordados são relacionados ao bullying, preconceito e depressão; mobilidade para pessoas com deficiências, acessibilidade para pessoas de baixa renda, agricultura familiar e biodiversidade.

PROJETOS PREMIADOS

1º Lugar Ensino Fundamental: Escola Presidente Vargas;

Nome do App: TurisGram;

Objetivo: App para auxiliar na acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência no Município;

Orientador: Ivanilda Simiano da Rosa; co-orientadora: Miriam Dolores Krapf Andrade;

Alunos: Antônio Augusto Dias, Wesley Tonin, Emily Melo Jovasque, Vinícius Oliveira.

1º Lugar Ensino Médio: Escola Santos Dumont;

Nome do App: Bixopédia;

Objetivo: App para identificar a Biodiversidade regional e incentivar sua conservação;

Orientador: Rodrigo Pietrowski;

Alunos: Klaus Schneider, Lucas Alexandre Pereira Davides, Neisiane Frassetto Nascimento, Renata Santa Helena Pinto.

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado
FOTOS: Carlos Borges e Lucas Brito
TEXTO: Lucas Brito