Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Gramado sedia evento de premiação da 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Publicado por Secretaria da Educação em

s alunos das equipes vencedoras da 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda) receberam premiação durante evento realizado na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no polo Vera Grim, em Gramado, no sábado, 27.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) destacou a importância dos estudantes serem protagonistas na sociedade: “É uma alegria receber essa juventude exuberante, inteligente, estudiosa, responsável e solidária. Com vocês, jovens, nós estamos caminhando para um momento muito bom em nosso País”.

“É possível, sim, acreditar que o Brasil terá um futuro próspero. Vocês são premiados, mas nós estamos ganhando enquanto universidade”, afirmou a coordenadora do polo da UAB de Gramado e atual secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues.

Foram 64 equipes inscritas de escolas de Ensino Médio de dez estados brasileiros. O 1º e o 2º lugares ficaram com equipes de Pernambuco. A equipe que ficou em 3º lugar é de Guaíba, no Rio Grande do Sul.

PRESENÇAS

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT); a coordenadora da Olimpíada e pró-reitora de extensão da UEGS, Erli Schneider Costa; a coordenadora da Assessoria Ambiental, representando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Lilian Maiara Zenke; a secretária de Educação e coordenadora do polo UAB Vera Grim de Gramado, Maria Gorete Rodrigues; alunos e professores das equipes de Caruaru (Pernambuco) e Guaíba (RS); e a comunidade local.

PREMIAÇÃO

1º lugar: Green World – Caruaru (PE) – Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lira;

2° lugar: ECOAPP – Caruaru (PE) – Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lira;

3º lugar: Empreendimentos Sustentáveis – Guaíba (RS) – Colégio Estadual Professor Otávio de Souza.

OLIMPÍADA

A olimpíada foi composta por três fases eliminatórias, entre julho e dezembro de 2018. A competição teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a transformação social e ambiental.

Os participantes desenvolveram um aplicativo e pensaram na interface. O número de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais também foi critério de avaliação e contagem de ponto.

Direcionado para a área sustentável, o app campeão da olimpíada, Green World, com 639 curtidas, 55.271 compartilhamentos e pontuação geral de 95,16, foi desenvolvido pelos estudantes Emili Jamilly Florêncio, José Guilherme Lima e Samuel Francisco da Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, de Caruaru.

O projeto propõe conscientizar as pessoas sobre o uso consciente da água e da energia e compartilhar ideias sustentáveis. Além disso, o app traz ícones direcionados para a conscientização da reciclagem de produtos e cuidados com o meio ambiente.

TEXTO: Lucas Brito

FOTOS: Carlos Borges e Júlia Angeli

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado