Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Horta Escolar e Paisagismo

Publicado por Secretaria da Educação em

Projeto “Horta Escolar e Paisagismo”

O Projeto “Horta Escolar e Paisagismo”, é desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Gramado, desde o ano de 2009. A partir dos resultados das ações, assumiu grande importância para a comunidade gramadense, pois parte do entendimento de que a participação das crianças e adolescentes, em ações concretas na horta e paisagismo escolar, promove o conhecimento, a cidadania e a valorização da vida.

Com o envolvimento de todos é possível gerar mudanças na cultura, envolvendo a comunidade escolar e melhorar a qualidade de vida das famílias, utilizando a horta e o pátio escolar como recurso e eixo gerador de práticas pedagógicas, abordando temas sobre alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Outra preocupação progressiva é o cuidado com o meio ambiente. Manter a imagem da cidade, desenvolver o respeito e o bom atendimento às pessoas que nos visitam e que vivem aqui. Desejamos manter a cultura de beleza natural e ornamental conservando nosso município nesse lugar querido e desejado por todos, legado e compromisso que a comunidade gramadense tem.

A vida moderna e a facilidade de aquisição de produtos hortifrutigranjeiros no comércio local suprem as necessidades do dia a dia das famílias, ocasionando o afastamento das crianças e jovens do ambiente horta familiar, causando desconhecimento do processo produtivo.

Os alunos e suas famílias são os mais beneficiados com as ações do Projeto. Além dos profissionais das escolas e as instituições responsáveis e parceiras, bem como a sociedade em geral e os nossos visitantes.

As escolas e as comunidades do seu entorno estão diretamente envolvidas pela mudança na qualidade de vida, sendo que de forma direta são atingidos 4.500 alunos e suas respectivas famílias. No primeiro ano, cinco escolas aderiram o Projeto e atualmente as vinte e seis escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental participam.

Em 2010 foi inaugurada a primeira cisterna e atualmente sete escolas contam com esse equipamento reaproveitando a água da chuva.

Alguns resultados de destaque foram alcançados: utilização das hortaliças, produzidas nas hortas, na alimentação escolar e distribuição para as famílias, proporcionando a aproximação no ambiente escolar, bem como o envolvimento dos alunos, professores, direção e equipe responsável no embelezamento dos arredores das escolas, propiciando um ambiente externo agradável e colorido. Sendo assim, constatou-se que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

O projeto conta com profissionais Técnico Agrícola, Nutricionista, Pedagoga, etc.) nomeados e que dentro de suas funções de concurso se responsabilizam e coordenam as atividades juntamente com a equipe diretiva das escolas.

Em 2015, o Projeto foi inscrito no PRÊMIO GESTOR PÚBLICO 2015, recebendo o Certificado de Reconhecimento.

Com tudo isso, na avaliação do Projeto “Horta Escolar e Paisagismo”, concluímos que é uma estratégia significativa na caminhada em busca de uma educação de qualidade e para todos, de forma prazerosa, geradora de aprendizagens e formadora de cidadãos atuantes, comprometidos e felizes, fazendo a diferença na educação e na história do nosso município.