Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Inclusão: alunos aprendem sobre portadores de deficiência através da interação com bonecos

Publicado por Secretaria da Educação em

“Somos todos iguais”. Foi com essa frase que as crianças da Escola Municipal Moses Bezzi, no Bairro Várzea Grande, encerraram a aula após a apresentação dos bonecos de pano que representavam pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, síndrome de Down e autismo.

A ideia em levar os bonecos para as salas de aula foi da professora Alessandra Oviedo, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Secretaria da Educação.

“As pessoas com deficiência hoje fazem parte do espaço escolar e portanto, surgem questionamentos entre os alunos sobre essas deficiências em como auxiliar, o que esperar deles, quais suas reais condições, o porquê de determinados comportamentos. Foi aí que surgiu a necessidade em falar sobre o assunto para todas as turmas da educação infantil e do ensino fundamental da escola”, detalhou a professora.

Segundo ela, os bonecos possibilitam a construção de atitudes inclusivas, e é uma oportunidade para que as crianças respeitem as diferenças desde a fase escolar inicial.

“É no brincar que se desenvolve o afeto e o carinho. A inclusão começa quando olhamos o mundo que nos rodeia pela visão do outro, praticando o respeito que é a base fundamental para que o aluno com deficiência faça verdadeiramente parte da escola”, completou Alessandra.

APRENDIZADO

Durante a apresentação dos bonecos na escola, as crianças puderam escolher o nome para cada um deles, e cada deficiência foi explicada detalhadamente pela professora.

“Aprendi através da boneca cega que ela precisa de ajuda para atravessar a rua, com o cadeirante que é preciso ter uma rampa para que ele possa lanchar com a gente no refeitório, e com a bonequinha surda que temos que aprender a linguagem dos sinais para que ela possa entender a gente”, disse a menina Joana Holdorf, 7 anos, do 1° ano.

SEMANA

No dia 27 de setembro, a Secretaria da Educação fez o encerramento da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência, no auditório da Escola Senador Salgado Filho.

Em avaliação sobre o evento, a secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva disse que o caminho para a construção de uma sociedade inclusiva, com responsabilidade de todos os cidadãos, surge a partir de uma escola inclusiva.

FOTO: Sophia Dienstmann

TEXTO: Bruna Campos e Lucas Brito

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado