Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Livro é lançado na Semana Afro Cultural

Publicado por Secretaria da Educação em

O livro “Da África aos indígenas no Brasil: Caminhos para o estudo de História e cultura afro-brasileira e indígena”, das organizadoras Vera Neusa e Nora Cinel foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (11), na Biblioteca Cyro Martins. A atividade faz parte da programação da 10ª Semana Afro Cultural de Gramado.

dsc_01911-copyO lançamento foi prestigiado pelos professores da rede municipal. Eles participaram de uma roda de conversa com Vera e Nora. As organizadoras relataram como o livro foi elaborado, pois é uma coletânea de textos de vários autores. “Este livro foi escrito a muitas mãos. E tem a participação dos professores de Gramado, porque muitos autores estiveram aqui para fazer parte dos cursos de formação que realizamos por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre as estratégicas pedagógicas para o ensino da História e da Cultural Afro-Brasileira e indígena”, relata a professora Vera Neusa.

A obra foi publicada pela editora da UFRGS e um segundo lançamento, dentro da universidade deve ser realizado em breve. Os professores presentes ganharam um exemplar do livro e cada unidade escolar da rede municipal também receberá uma edição. O livro é dividido em quatro capítulos, sendo destaque a sugestão de usos pedagógicos, com as estratégias para trabalhar cada tema em sala de aula. “A ideia é que cada estratégia possa ser usada não só com o tema que ela está sugerida, mas com outros temas abordados, ampliando o leque de possibilidades para os professores. As temáticas estão relacionadas a História e a Cultura da África, Afro-Brasileira e também indígena, com abordagens que são bastante práticas e fáceis de serem aplicadas”, afirma a professora Nora.

dsc_02282-copy

Na roda de conversa os professores contaram sobre suas experiências com as atividades realizadas ao longo do ano e que foram expostas ao longo da Semana Afro nas escolas. O professor Paulo Sérgio da Silva, homenageado nesta edição da semana e também autor do livro lançado, relatou a importância destas atividades. “A Semana Afro é a culminância de um trabalho realizado ao longo do ano e não apenas neste período. É emocionante ver as atividades e como os alunos e professores se envolveram, assim como as comunidades”, conta Paulo.

A Semana Afro Cultural segue neste sábado (12), com a realização do curso de formação “Raízes: Em busca das nossas origens”. A capacitação ocorre das 8h30 às 11h e será ministrado pelos professores da EMEF São Pedro, de Porto Alegre, Cássia Serpa, Patrícia Fortes, Inajara Leão e Manuel Figueiredo. Eles também abordarão a implementação da Lei 10.639/03 que institui a História da África e História e Cultura Afro-Brasileira como conteúdos obrigatórios no currículo escolar. O curso é gratuito, com certificação de 4 horas/aula e ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação.