Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Livro é selecionado para seminário da OAB

Publicado por Secretaria da Educação em

seminario-oabO Seminário Nilo Feijó, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Rio Grande do Sul, terá a participação de representantes de Gramado. O evento, que ocorre entre os dias 28 e 30 de novembro, na sede da OAB em Porto Alegre, e tem como tema “Da escravização à reparação no Rio Grande do Sul”.

O município será representado pela secretária de Educação, Denise Foss, e pela coordenadora de Ensino Fundamental, Andréia Mariana Fattori Franzen. Elas participarão do Grupo de Trabalho 2 e apresentarão o e-book “História e cultura afro-brasileira: desafios da implementação da Lei 10.639/2003 na rede pública de ensino de Gramado/RS”. Os GTs do seminário estão divididos em quatro eixos: o legado da escravidão no Rio Grande do Sul, as desigualdades étnico-raciais no estado, as ações e políticas afirmativas e a reparação para a população negra.

O seminário organizado pela OAB tem como objetivo discutir e trocar informações, visando fornecer subsídios para a elaboração do Relatório da Subcomissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Rio Grande do Sul. O evento abriu chamada pública para submissão de artigos e pesquisas científicas e a SME de Gramado enviou o livro, que foi aceito para apresentação no evento.

selecao

Lançamento – O livro digital será lançado oficialmente nesta quinta-feira (24), às 8h,no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A publicação contém uma coletânea de artigos escritos por professores que participaram da segunda edição do curso de formação “Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira”, realizado em parceria com a UFRGS, em 2013. Leia mais sobre o e-book neste link.

Além da publicação e dos cursos de formação, a secretaria de Educação também promove há 10 anos o evento Semana Afro-Cultural, que tem como objetivo ser a culminância dos trabalhos realizados ao longo do ano por professores e alunos da rede de ensino de Gramado em relação à cultura e história afro-brasileira e indígena.