Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Muro recebe grafiti

Publicado por Secretaria da Educação em

img-20161109-wa0020Aos poucos, o muro da Secretaria Municipal de Educação vai ganhando novas cores. Nesta terça-feira (8), o projeto de pintura avançou com os trabalhos realizados por várias escolas e especialmente pelo grafite feito pelo artista Luiz Flávio Trampo.

O grafiteiro Trampo é conhecido internacionalmente por suas obras, muito coloridas e também por relacionar os desenhos aos temas dos locais onde as ilustrações são elaboradas.  E este foi o tom adotado por ele ao grafitar o muro da SME, dando espaço para a pluralidade e a diversidade.

Ao longo da tarde, Trampo conversou e acompanhou os trabalhos realizados pelos alunos das escolas da rede municipal. Ele deu dicas e orientou os estudantes nas pinturas. “Eu tenho um histórico de relacionamento com entidades de Gramado, já estive aqui fazendo outros grafitis e é sempre um prazer retornar à cidade. Desta vez estou ainda mais contente por ser um trabalho que envolve a Educação e o contato com os alunos. Eu aprendo muito com eles”, afirma Trampo.

dsc_0246-copy

dsc_0286-copy

dsc_0291-copy

dsc_0293-copy

dsc_0295-copy

dsc_0297-copy

dsc_0305-copy

dsc_0307-copy

dsc_0319-copy

O artista começou a trabalhar como grafiteiro na década de 1990, sendo um dos expoentes da arte de rua no Rio Grande do Sul. Seu estilo é influenciado pela cultura brasileira, ilustrando temas abstratos e também relacionados às atividades dos locais onde a pintura é realizada.  Na capital é conhecido pelas atividades sociais, realizando, como voluntário, oficinas com adolescentes em comunidades em risco social. Segundo Trampo, hoje o grafiti é reconhecido como arte e o preconceito diminuiu. “Há um respeito por esta forma de expressão que é a voz da rua, é a voz das pessoas comuns”, observa o artista.

A iniciativa – O projeto “Grêmio Estudantil em Ação” foi apresentado em um encontro na Secretaria Municipal de Educação com os representantes dos grêmios de 10 escolas municipais. A principal intenção do trabalho, segundo os participantes, é integrar os alunos e incentivar a troca de experiências.

A primeira fase deste projeto foi a pesquisa e o debate em grupo sobre o tema a ser representado, em seguida eles montaram as sugestões e apresentaram à comunidade escolar para escolha. Posteriormente, cada Grêmio apresentou a proposta de painel à SME no mês de setembro. A pintura dos desenhos teve início no dia 25 de outubro.