Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Música na Escola

Publicado por Secretaria da Educação em

A TRILHA SONORA NAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO DE GRAMADO
os desafios na implementação da Lei 11.769/2008 – Música na Escola

Gramado um paraíso de belezas naturais, de arquitetura exuberante, com belos jardins ao melhor estilo europeu, conhecido também como uma cidade musical. O município foi erguido pelo trabalho dos imigrantes italianos, alemães e portugueses que se orgulham de suas raízes e mantêm viva a cultura e a tradição de seu povo que transmitem uma atmosfera lúdica de musicalidade que também está presente nas suas escolas.

A Rede de Ensino de Gramado conta, em 2016, com cerca de 7.200 alunos, de 0 aos 17 anos, atendidos em 36 escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Destas, 26 escolas são municipais, sendo 12 de Educação Infantil e 14 de Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana e rural.

Apesar da música na cidade de Gramado também se estender pelas comunidades escolares com atividades e práticas educativas nas escolas em todas as suas etapas e níveis, através de bandas escolares e marciais, projetos de canto e dança, capoeira, voltadas a formação e prática musical, adequadas as diferentes faixas etárias, a rede de ensino não conta com professores de música em seu quadro. As bandas escolares e marciais das escolas possuem regentes contratados com formação técnica.

A Rede de Ensino de Gramado, mesmo não contando com professores licenciados em música, no seu quadro, vem desenvolvendo desde 2010, formação continuada e permanente em rede, com professores de todas as etapas da Educação Básica, níveis e áreas de ensino, implementando de forma inovadora a lei 11769/2008, que dispõe sobre o ensino da música na escola. São projetos em parceria com o Instituto Artes/Departamento de Música da UFRGS, que possibilita a qualificação de professores não habilitados em música, a partir de reflexões e experiências musicais, a trabalhar com atividades e práticas educativas musicais, resgatando e valorizando a cultura da comunidade escolar.

Os resultados deste processo teve reconhecimento público através da publicação do livro “Música na Escola: propostas para a implementação da lei 11769/2008 na Rede de Ensino de Gramado, RS” Editora Tomo, em 2012; da premiação da equipe de professores da Educação Infantil para o Premio Professores do Brasil/MEC, 8° Edição, em 2014; participação da Rede de Ensino de Gramado no Programa Música na Escola do Estado do RGS, UFRGS/MEC, com a indicação do Polo Gramado para sediar o 6° Estadual Música na Escola do RGS.

Muitos são ainda os desafios estabelecidos para consolidar as práticas visando a educação musical nas escolas, integradas a base curricular comum, garantida para todos os educandos, levando em conta o seu meio sociocultural, de forma a consolidar a trilha sonora da Rede Municipal de Ensino de Gramado ….