Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Palestra aborda preconceito racial

Publicado por Secretaria da Educação em

dsc_0083-copyO preconceito racial foi o tema da palestra ministrada por Mariana Gonçalves da Silva, nesta terça-feira. A atividade fez parte da programação da 10ª Semana Afro Cultural. A palestra foi realizada em dois momentos, pela manhã e à tarde, no Teatro Elizabeth Rosenfeld. Participaram alunos de escolas da rede de ensino de Gramado.

A palestra é acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFRGS e filha do homenageado da Semana Afro, o professor Paulo Sérgio. A palestra iniciou com a apresentação de um curta-metragem, “Vista minha pele”, do diretor Joel Zito Araújo. O enredo do filme trata de um concurso para eleger a rainha da Festa Junina da Escola. A protagonista é Maria, uma menina branca que tenta quebrar o preconceito e ser eleita a primeira rainha branca da festa. A sociedade é retratada de forma espelhada, no qual os negros estão em evidência e os brancos sofrem o preconceito por sua cor de pele.

dsc_0079-copy

dsc_0086-copy
Após a exibição do vídeo, Mariana conversou com os alunos e respondeu perguntas sobre os temas abordados no curta. Ela também falou sobre as ações afirmativas como as cotas para estudantes da rede pública, negros, pardos, indígenas e deficientes como formas de tornar o acesso ao ensino superior mais igualitário.

A tarde contou ainda com apresentações culturais, como o hip hop do grupo Lado Sul Hip Hop Corporation, de Porto Alegre. Os jovens falaram sobre o início do grupo, que iniciou as atividades em 2012, participando de duelos de hip hop e ainda explicou as diferenças entre os tipos de duelos entre MCs. Escolas da rede, como a EMEF Moses Bezzi apresentou uma dança coreográfica com o tema música africana.

dsc_0042-copy

dsc_0057-copy

dsc_0059-copy

dsc_0067-copy

Programação: Nesta quarta-feira (9) as atividades seguem nas escolas, com aulas de maracatu com o professor Vander. Na quinta-feira (10) é a vez de a cultura indígena ganhar evidência, com a realização da Oficina de Diálogos: Projeto Mybiá Guarani na Escola e Implementação da lei 11.645/08, com Cleber Oliveira de Araújo. Esta atividade é voltada para os professores e ocorre das 14h às 17h, no Auditório da Secretaria de Educação.

Na sexta-feira (11) está agendado o lançamento do livro “Da África aos indígenas no Brasil: Caminhos para o estudo de História e cultura afro-brasileira e indígena” das organizadoras Vera Neusa e Nora Cinel. O lançamento ocorre das 14h às 16h, na Biblioteca Pública Cyro Martins, com uma roda de conversa entre as autoras e os professores de História da rede municipal.

Já no sábado, dia 12, das 8h30 às 11h ocorre um curso de formação para os professores da rede municipal. A capacitação “Raízes: Em busca das nossas origens” será ministrado pelos professores da EMEF São Pedro, de Porto Alegre, Cássia Serpa, Patrícia Fortes, Inajara Leão e Manuel Figueiredo. Eles também abordarão a implementação da Lei 10.639/03 que institui a História da África e História e Cultura Afro-Brasileira como conteúdos obrigatórios no currículo escolar. O curso é gratuito, com certificação de 4 horas/aula e ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação.

A programação da 10ª Semana Afro Cultural conta ainda com hora do conto na Biblioteca Cyro Martins. Esta atividade ocorre do dia 7 ao dia 14, com horários pré-determinados para as escolas da rede de ensino de Gramado.