Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Parceiros privados

Publicado por Secretaria da Educação em

A realização de diversas atividades, entre eles projetos educacionais, pela Secretaria Municipal de Educação conta com o apoio de entidades e empresas privadas. São ações que relacionam à Educação às artes, à gastronomia, à prática de hábitos saudáveis, entre outros, além de proporcionar também experiências como viagens e visitas aos alunos da rede municipal de ensino.

Outras empresas e entidades contribuem com as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação por meio de cortesias e doações. Entre as empresas e entidades estão: Chocolates Caracol, Chocolates Florybal, Chocolate Do Parke, Hotel Quero Quero, Hotel Estrelato, Hotel São Lucas, Hotel Bangalôs da Serra, Pousada do Mel, Pizzaria Scur, Banca do Rudão, Restaurante Tagliarini, Restaurante Nonno Mio, Da Borges Restaurante, Restaurante Di Pietro, Pastelaria do Beiçola, Restaurante Vale quanto Pesa, Abrasel, Convention Bureau, Bus Tur, Vitória Tur, Tela Tomazzeli, Museu do Festival do Cinema, Mini Mundo, GramadoZoo, Snowland, Parque do Gaúcho, GramadoTur, Área Eventos, Gemelo, Estampar, entre outros.

 

Conheça alguns dos parceiros e os projetos desenvolvidos:

 

uniao-faz-a-vida– A União faz a Vida:

Parceiro: Sicredi

Ação e objetivo: O programa consiste na realização na oferta de cursos de formação para professores para que eles possam desenvolver projetos de pesquisa com os alunos em suas respectivas escolas. Cada unidade escolar contemplada pelo programa desenvolve um projeto de pesquisa conforme as necessidades observadas. A metodologia utilizada é a de exploração investigativa, que parte do aluno a proposta de tema e os questionamentos que serão abordados na pesquisa também fazem parte do universo do estudante. Na EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic o projeto desenvolvido envolveu o turismo, na EMEF Padre Scholl, os animais e na EMEF Nossa Senhora de Fátima, uma horta.

Escolas participantes: EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic, EMEF Padre Scholl, EMEF Nossa Senhora de Fátima

 

captacao-de-agua– Captação de água da chuva

Parceiro: Rotary

Ação e objetivos: As escolas participantes receberam equipamentos que possibilitam a captação, armazenamento e uso da água da chuva. A água é utilizada para os sanitários e na limpeza. O objetivo é incentivar a economia de água e o uso racional deste recurso natural.  O Rotary atua como mobilizador de empresas que fazem a instalação dos materiais e a prefeitura entra com uma contrapartida, auxiliando na compra dos itens. A intenção é ampliar o número de escolas atendidas.

Escolas participantes: EMEF Henrique Bertolucci, EMEF Gentil Bonato, EMEF Presidente Vargas, EMEF Maximiliano Hahn, e futuramente a EMEF Nossa Senhora de Fátima.

 

concurso-gramadozoo– Concurso de Redação

Parceiro: Gramado Zoo

Ações e objetivo: A cada ano o Gramado Zoo realiza um concurso de redação com um tema envolvendo a preservação do meio ambiente. O objetivo é incentivar os alunos a pensarem e refletirem sobre os cuidados com a natureza e também a expressarem suas opiniões. Os melhores trabalhos são premiados conforme o regulamento do concurso.

Escolas participantes: As Escolas de Ensino Fundamental são convidadas anualmente.

 

corrida-pela-vida– Corrida pela Vida:

Parceiro: Instituto do Câncer Infantil

Ações e Objetivo: O projeto consiste na realização de uma caminhada para chamar a atenção para a prevenção e ao combate ao câncer. Também são realizados concursos de desenho e campanha de doação de produtos de higiene que são doados aos familiares que acompanham os pacientes que realizam tratamento no instituto. As escolas também realizam ações e atividades sobre o câncer nos dias que antecedem o evento.

Escolas participantes: Todas as unidades da rede municipal de ensino.

 

– Conhecendo e entendendo a hotelaria

Parceiro: Hotel Bangalôs da Serra

Ações e objetivos: A rede hoteleira é um dos principais empregadores de Gramado, por isso, é importante que os alunos entendam quais são e como funcionam os setores de um hotel. Pensando nisso, o Hotel Bangalôs da Serra realiza um projeto que apresenta aos estudantes do 9º ano da EMEF Henrique Bertolucci Sobrinho, como está organizado um hotel. A estrutura é dividida em três núcleos. Cada um é trabalhado com uma palestra e uma visita técnica. Ao final, é feita uma culminância com um café da manhã para os alunos participantes, professores, direção da escola e autoridades.

Escolas participantes: EMEF Henrique Bertolucci Sobrinho

 

dia-do-bem-estar– Dia do Bem-Estar

Parceiro: Kur Hotel

Objetivo: O Dia do Bem-Estar (Global Wellness Day) é realizado em junho e tem como objetivo despertar a consciência e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis, que, por sua vez, contribuem para a melhoria da qualidade de vida. O evento de culminância é uma caminhada e nos dias que o antecedem, as escolas também realizam atividades sobre os chamados Sete Passos do Bem-Estar, que são dicas e hábitos que ao serem praticados com regularidade trazem impacto positivo à saúde.

Escolas participantes: Todas as unidades da rede municipal de ensino.

 

revisitando-o-passado– Educação Empreendedora Projeto Piloto

Parceiro: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande do Sul, PUCRS, UFRGS, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, UERGS, IFRS Campus Porto Alegre, Secretaria de Educação do Ceará, Secretaria de Educação de Pernambuco e Universidade do Minho, de Portugal.

Ação e objetivos: O programa tem como objetivo oferecer metodologias e recursos tecnológicos que possibilitem aos professores a realização de projetos com seus alunos para ações inovadoras, com metodologias atividades de colaboração em rede. Em Gramado, o projeto piloto foi desenvolvido na EMEF Caic, “Revisitando o Passado – Projetando o Futuro: como tudo começou…” e trata de uma pesquisa sobre a colonização do município e a cultura destas etnias.

Escolas participantes: EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic.

 

-Educação Financeira

Parceiro: Sicredi

Ação e objetivo: O projeto desenvolve a educação financeira com os alunos, incentivando-os a pouparem e a criarem alternativas, estimulando a visão empreendedora. O projeto ainda está na fase piloto.

Escolas participantes: EMEF Nossa Senhora de Fátima

 

ensina-me-a-ser-chefe-1– Ensina-me a ser chefe

Parceiro: Nonno Mio

Ação e objetivo: O restaurante Nonno Mio disponibiliza equipes de profissionais de cozinha para irem às escolas e ajudarem na elaboração de pratos. Cada escola escolherá um prato como representante. Os alunos selecionados, juntamente com os profissionais do restaurante e uma merendeira, preparam um prato que será apresentado no dia do concurso. Participam alunos entre 12 e 14 anos.

Escolas participantes: EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic, EMEF Gentil Bonato, EMEF Maximiliano Hahn, EMEF Nossa Senhora de Fátima, EMEF Carlos Barbosa, EMEF Mosés Bezzi

 

jornal-em-sala-de-aula-Jornal em Sala de Aula

Parceiro: Jornal de Gramado (Grupo Sinos)

Ação e objetivo: As escolas recebem exemplares durante o ano letivo para que possam utilizar nas atividades em sala de aula, como leitura e contextualização dos temas abordados pelos professores.

Escolas beneficiadas: EMEF Dr.Carlos Nelz –Caic, EMEF Mosés Bezzi, EMEF Senador Salgado Filho

 

Jpeg

– Ler e Saber

Parceiro: Faccat, Unisinos e Grupo Sinos

Ações e objetivos: Ler e Saber é um fascículo produzido a cada trimestre letivo, com textos e imagens produzidos de forma temática e que são utilizados como ferramenta pedagógica em sala de aula. O material é produzido pelo Grupo Sinos, com orientação dos cursos da Faccat e da Unisinos. Em cada fascículo um assunto é abordado em suas mais diversas abrangências, podendo se relacionar com conteúdos de disciplinas e séries diversas. A parceria inclui um curso de formação para professores das escolas atendidas.

Escolas beneficiadas: EMEI Dr. Carlos Nelz – Caic, EMEF Vicente Casagrande, EMEF Gentil Bonato, EMEF Maximiliano Hahn, EMEF Nossa Senhora de Fátima, EMEF Mosés Bezzi, EMEF Padre Anchieta, EMEF Senador Salgado Filho,EMEF Pedro Zucolotto.

 

natal-pelo-mundo– Natal pelo Mundo

Parceiro: Liquigás

Ações e objetivo: A Liquigás oferece aos alunos da rede municipal a oportunidade de assistir ao espetáculo Natal pelo Mundo, que faz parte da programação do Natal Luz. O espetáculo conta a história de Sofia, a menina que visitava a Fantástica Fábrica de Natal. A diferença é que agora ela é adulta e volta a se encantar e acreditar na magia do Natal. O musical tem canto, coreografia, figurinos e cenários que contam como o Natal é comemorado em vários países. Entre os aspectos enfatizados estão as curiosidades e a diversidade cultural que envolvem a festa e o período natalino ao redor do mundo. Além de assistir ao musical, os alunos também recebem brindes da empresa.

Escolas participantes: Todas as escolas da rede municipal de ensino.

 

avisa-la– Programa Educação Infantil

Parceiro: Instituto Avisa Lá e Santander

Ações e Objetivos: O projeto consiste na formação continuada de professores. A cada ano, uma temática é desenvolvida. Em 2015, o assunto eram os espaços de brincar e o faz de conta, em 2016, a aproximação com a leitura e a escrita. Gramado tem três representantes que participam das ações junto ao Instituto Avisa Lá. Eles participam de dois encontros anuais e depois fazem a formação com os gestores da rede municipal, e estes, por sua vez, atuam também como multiplicadores em suas escolas. Periodicamente são feitos encontros no município para a troca de experiências e compartilhamento das atividades realizadas em cada unidade.

Escolas participantes: Todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)

 

proerd– Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd)

Parceiro: Brigada Militar (BM)

Ações e objetivos: O programa consiste na realização de ações e atividades orientadas por policiais militares com alunos da rede pública. O objetivo é conscientizar os alunos em relação à violência e prevenir contra o uso de drogas. O programa é semestral, com atendimento médio de 170 crianças dos 5º Anos.

Escolas participantes: EMEF Nossa Senhora de Fátima, EMEF Padre Anchieta, EMEF Presidente Vargas, EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic, EMEF Pedro Zucolotto.

 

patrulheiro-ambiental– Programa Patrulheiro Ambiental Mirim

Parceiro: Polícia Militar Ambiental (Patram)

Ações e objetivos: O respeito à vida e ao meio ambiente são alguns dos temas trabalhados no Programa Patrulheiro Ambiental Mirim. Os temas são trabalhados a partir de atividades e ações culturais, educativas e de lazer. O objetivo é promover a inclusão social de crianças e adolescentes participantes do programa, além de despertar a consciência ambiental e a preservação da flora e da fauna.

Escolas participantes: EMEF Vicente Casagrande, EMEF Senador Salgado Filho, EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic

 

vereador-mirim– Programa Vereador Mirim

Parceiro: Câmara de Vereadores de Gramado

Ações e objetivos: Cada unidade escolar escolhe um represente como vereador. Os indicados visitam a Câmara para entender o funcionamento da casa e também para apresentar seus projetos e requerimentos. Depois eles participam de uma sessão, onde defendem suas propostas e as mesmas são votadas em conjunto pelos demais vereadores mirins. O objetivo do programa é promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Participam alunos de 7º e 8º Anos, com mandato de um ano.

Escolas participantes: Todas as EMEFs

 

almoco-do-dia-das-criancas– Semana da Criança

Parceiro: Abrasel

Ação e Objetivo: Restaurantes, lanchonetes e similares oferecem uma refeição diferente para os estudantes da rede municipal. O evento é realizado na Semana do Dia das Crianças, em outubro. Cada escola indica uma turma para ser contemplada por um dos estabelecimentos associados à entidade.

Escolas participantes: Todas as escolas da rede municipal.

 

 

parque-gaucho-1– Setembro Gaúcho

Parceiro: Parque Gaúcho

Ações e objetivo: No mês de setembro, durante as comemorações da Semana Farroupilha, os alunos da rede municipal realizam visitas ao Parque Gaúcho. No local, os alunos aprendem mais sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul. O objetivo é manter vivas as tradições e difundir a cultura gaúcha.

Escolas participantes: As escolas da rede municipal fazem o agendamento a cada ano

 

sustentabilidade– Sustentabilidade na Escola

Parceiro: Hotel Bangalôs da Serra

Ações e Objetivos: O concurso Sustentabilidade na Escola mobilizou os alunos da rede municipal a criarem desenhos e frases sobre a economia de água e energia elétrica. Os melhores desenhos foram escolhidos em votação popular. Os ganhadores tiveram os desenhos transformados em adesivos que foram doados para as escolas. A intenção foi colar os adesivos próximos aos interruptores de energia e torneiras de água para incentivar o uso racional destes recursos. As escolas também receberam kits com livros sobre sustentabilidade.

Escolas participantes: EMEF Senador Salgado Filho, EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC, EMEF Gentil Bonato, EMEF Henrique Bortoluci Sobrinho, EMEF Vicente Casagrande, EMEF Mosés Bezzi e EMEF Pedro Zucoloto.

 

verde-azul– Verde Azul

Parceiro: Sulgás

Ação e Objetivos: O projeto faz parte do Programa de Responsabilidade Ambiental da Sulgás e tem como objetivo transformar alunos em multiplicadores de ações sustentáveis. Ao longo do ano são realizadas atividades de sensibilização de alunos e professores em relação às questões críticas do meio ambiente. Entre as atividades estão palestras, visitas de campo, experimentos e outras ações práticas.

Escola Beneficiada: EMEF Mosés Bezzi