Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Parceria com a Secretaria de Saúde

Publicado por Secretaria da Educação em

EMEI Tia Carmelina– Sorrindo para o futuro

Ações e objetivos: O projeto Sorrindo para o Futuro é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Sesc e as escolas da rede municipal.  O objetivo do projeto é orientar as crianças sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e estimulá-las a criar estes hábitos. O Sesc fornece um kit com escova, creme e fio dental, além de cartilhas e materiais didáticos, e também realiza capacitações para as equipes das Secretarias de Saúde para desenvolverem as atividades. Ao município cabe ceder os profissionais de odontologia para fazer o acompanhamento nas escolas e também dar condições para receber as demandas de atendimento observadas nas visitas e acompanhamento. As escolas são responsáveis pelas autorizações de participação dos alunos e por organizar o espaço que será utilizado pelos profissionais durante as visitas.

Escolas participantes: Todas as EMEFs (voltado às turmas de séries iniciais)

 

– Programa Saúde na Escola

Ações e objetivos: Aspectos da saúde odontológica, oftalmológica e o desenvolvimento em relação à altura e peso são observados nas visitas realizadas pela equipe do programa. O objetivo é verificar o desenvolvimento das crianças e dar os encaminhamentos necessários caso seja encontrada alguma situação que demande atendimento médico especializado. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza os profissionais para fazer as visitas nas EMEIs e EMEFs, conforme agendamento com a direção da unidade escolar. O trabalho é realizado anualmente, no primeiro semestre.

Escolas participantes: São atendidas todas as EMEIs e os alunos dos prés das EMEFs.

 

-Orientações epidemiológicas

Ações e objetivos: A prevenção é o foco do trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica em relação à gripe H1N1 e ao calendário de vacinas. Entre as ações está a entrega de material de divulgação e a realização de palestras sobre os temas.

Escolas participantes: São atendidas as EMEIs e EMEF com agendamento prévio

 

– Combate às endemias

Ações e objetivos:  O combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e o chikungunya, tem adesão das escolas da rede municipal. Os trabalhos de orientação utilizam os materiais de divulgação organizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde. Profissionais da equipe de Combate às Endemias também realizam palestras e fazem visitas às escolas para realizar atividades práticas de orientação com a participação dos alunos.

Escolas participantes: São atendidas as EMEIs e EMEF com agendamento prévio