Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Prefeitura cria solução construtiva para obra em creche que vira referência nacional

Publicado por Secretaria da Educação em

A equipe técnica da Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado (SEGOV) criou uma solução construtiva aplicada na construção da creche do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), no Bairro Piratini. A criação gramadense agora é modelo para outras cidades brasileiras.

Conforme a arquiteta Débora Dall’ Agnol e o engenheiro Henrique Brighenti, da SEGOV, a Prefeitura tem sido procurada por outros municípios brasileiros, seguindo recomendação técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como exemplo de resolução para o problema de obra paralisada.

“Através de aprovação de um projeto minuciosamente detalhado, foi possível a alteração da metodologia construtiva proveniente do FNDE (padrão para todo o Brasil). A solução adotada pela equipe técnica foi o revestimento dos vãos de fechamentos com placas cimentíceas, dentre outros detalhes importantes para finalização da obra”, explicaram.

Dall’ Agnol e Brighenti também destacaram que a solução proposta foi pioneira no Brasil, uma vez que as cidades vinham adotando apenas a recuperação dos painéis e estrutura, solução não adotada pela Prefeitura de Gramado, já que os painéis apresentaram diversas patologias e não se tratavam de material adequado ao nosso clima.

“Comprovamos, no período em que a obra estava paralisada, que os painéis não resistiram à umidade da região. Além disso, o material inovador proveniente de projeto do FNDE era de difícil aquisição (exclusivamente produzido e comercializado pela empresa MVC Componentes Plásticos, que faliu e abandonou diversas obras de creches pelo Brasil)”, disseram.

HISTÓRICO

Licitada pelo governo federal em 2014, a obra (localizada na Rua Corte Real, esquina com a Rua Farrapos, no Bairro Piratini) deveria ser integralmente executada pela empresa MVC Componentes Plásticos.

Uma licitação da Prefeitura de Gramado definiu a nova empresa para concluir o serviço – que deve ser entregue até o final deste ano.

Além de Gramado, mais de 45 cidades do Estado tiveram a interrupção de obras para escolas de educação infantil.

FOTO: Divulgação SEGOV

TEXTO: Roque Tomazeli

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado