Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Programação da 10ª Semana Afro Cultural está definida

Publicado por Secretaria da Educação em

Palestras, apresentações culturais, debates, curso de formação e lançamento de livro. Estas são algumas das atividades previstas na programação da 10ª Semana Afro Cultural de Gramado. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e ocorre de 7 a 14 de novembro.

Neste ano, o homenageado é o professor de História Paulo Sérgio da Silva, de Porto Alegre. Ele participará da abertura, no dia 7, às 14h, no teatro Elizabeth Rosenfeld. A atividade é voltada para os alunos da rede pública. No dia 8, Paulo realizará palestras para os estudantes em escolas municipais falando sobre suas experiências e trabalhos realizados contra o preconceito racial.  A abertura contará ainda com apresentações culturais de jovens ligados à Secretaria de Cidadania e Assistência Social e também da EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic, EMEF Carlos Barbosa.

Ainda na segunda-feira, às 19h, a secretaria de Educação Denise Foss participa da sessão da Câmara de Vereadores . Ela falará sobre a programação da Semana Afro e da importância da continuidade deste evento.

Na terça-feira, dia 8, também no Teatro Elizabeth Rosenfeld ocorre a palestra “A Politica de Cotas como possibilidade de acesso e permanência na Universidade Pública”,  com a estudante de Ciências Sociais da UFRGS Mariana Gonçalves da Silva, às 9h e às 14h. No período da manhã ocorrem as apresentações culturais Hip hop com o grupo Lado Sul Hip Hop Corporation, de Porto Alegre, dança africana da EEEF David Canabarro e Makala Mix , da EMEF Gentil Bonatto. Já à tarde o grupo de hip hop faz nova apresentação e logo em seguida vem a apresentação de dança africana da EMEF Mosés Bezzi.

Na quarta-feira, dia 9, as atividades se concentram nas escolas. Participam da Semana Afro 33 unidades escolares, 27 da rede municipal, cinco estaduais e uma particular (cada escola definiu uma programação própria durante a Semana envolvendo alunos, professores, pais e comunidade). Também na quarta-feira ocorre uma atividade de Maracatu nas Escolas com o professor Vander da Silva.

A Semana dá espaço para a cultura indígena com a Oficina de Diálogos:  Projeto Mybiá Guarani na Escola e Implementação da lei 11.645/08, com Cleber Oliveira de Araújo. Esta atividade é voltada para os professores e ocorre das 14h às 17h, no Auditório da Secretaria de Educação.

O lançamento do livro “Da África aos indígenas no Brasil: Caminhos para o estudo de História e cultura afro-brasileira e indígena” das organizadoras Vera Neusa e Nora Cinel ocorre no dia 11, sexta-feira, das 14h às 16h, na Biblioteca Pública Cyro Martins. Além do lançamento, ocorrerá uma roda de conversa entre as autoras e os professores de História da rede municipal.

No sábado, dia 12, das 8h30 às 11h ocorre um curso de formação para os professores da rede municipal. A capacitação “ Raízes: Em busca das nossas origens” será ministrado pelos professores da EMEF São Pedro, de Porto Alegre, Cássia Serpa, Patrícia Fortes, Inajara Leão e Manuel Figueiredo. Eles também abordarão a implementação da Lei 10.639/03 que institui a História da África e História e Cultura Afro-Brasileira como conteúdos obrigatórios no currículo escolar. O curso é gratuito, com certificação de 4 horas/aula e ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação.

A programação da 10ª Semana Afro Cultural contará ainda com hora do conto na Biblioteca Cyro Martins. Esta atividade ocorre do dia 7 ao dia 14, com horários pré-determinados para as escolas da rede de ensino de Gramado.

O homenageado: Natural de Bagé, Paulo Sérgio da Silva tem como experiência a Educação Anti Racista, tendo em sua trajetória os movimentos sociais. Ele é integrante do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), além de se dedicar à pesquisa e mobilização nas comunidades remanescentes de quilombos no Rio Grande do Sul. Hoje, no Estado do Rio Grande do Sul, existem cerca de 160 comunidades identificadas em um Estado que se caracteriza como o mais europeu dos Estados brasileiros.

programacao-2