Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Projeto Casa de Boneca presenteia Escolas

Publicado por Secretaria da Educação em

casinha

Fazer o diferente e o bem são exemplos e inspiração para que a sociedade em que vivemos se transforme pelo exemplo e pelas pequenas ações de cada um. Com esse referencial que o SEBRAE, através dos projetos Desenvolver o Setor de Madeira e Móveis e Desenvolver as Marcenarias na Serra Gaúcha, estimulou que empresários do setor moveleiro e arquitetos se unissem no projeto Casa de Boneca, unindo o social, a gestão e o desenvolvimento em único ideal.
Durante seis meses todos foram convidados – patrocinadores, apoiadores, entidades públicas e privadas, escolas, creches e seus mantenedores, para que participassem e contribuíssem para essa ação, que surgiu como uma simples ideia e se transformou em um grande evento colaborativo.

Neste projeto, arquitetos de Gramado e Canela foram convidados a desenvolver casas de bonecas, lúdicas, educativas e com temas livres, de maneira a enriquecer e dar um toque de sofisticação e conceito, tornando o produto final ainda mais rico em detalhes. As casas, por sua vez, foram confeccionadas pelos marceneiros e moveleiros participantes dos projetos coordenados pelo SEBRAE.

Na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, no auditório da Prefeitura de Gramado, algumas das casinhas foram apresentadas à comunidade, professoras e diretoras escolares para que, posteriormente, sejam entregues à Rede Municipal de Ensino. Ao total, 10 casinhas foram confeccionadas e farão parte da rotina pedagógica da criançada ainda no mês de outubro.

“A casinha não será um brinquedo e sim um recurso pedagógico, onde acompanhará um kit com figuras decorativas, um manual de brincadeiras e atividades possíveis de serem executadas, que serão utilizadas no ensino e crescimento educacional das crianças atendidas, além de móveis recortáveis para decorar as casas”, diz a Secretária de Educação de Gramado, Denise Foss.

As indústrias e marceneiros locais, que auxiliaram e apoiaram essa ideia, investindo na criatividade e traduzindo estes sonhos que agora se tornam reais, são Estofados Manduka, Móveis Lustro, Suedes Portas da Serra, Linha Bonita Móveis, Móveis Wingert, Farm Home e H Lanza Art Móveis.

“Mesmo com a fábrica repleta de produções, aceitamos esse desafio e investimos o máximo de tempo para que cada detalhe fizesse a diferença. Através desse projeto percebe-se que fazer o bem é necessário, estar inserido numa ação tão bonita é muito gratificante”, diz Júnior Marques, da empresa Farm Home.

Já as escolas municipais que receberão estas casas tão especiais são Santíssima Trindade, Dr. Carlos Nelz – CAIC, Escola Infantil Pequenos Gigantes, Escola Infantil Delmar Dutra e Escola Infantil Raio de Sol.

Além destas, a Escola Infantil Henrique Bertolucci recebeu nesta manhã, simbolicamente, uma das casinhas planejadas com tanto amor e esmero. “As crianças já aguardam ansiosas pelas brincadeiras e ensinamentos que estão por vir com essa ação, agradecemos muito todo o carinho depositado nesse projeto”, diz Ticiana Haas, Diretora da Escola Infantil Henrique Bertolucci.

Este projeto, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, conta com o apoio da SindMóveis, Instituto SENAI, Cetemo de Bento Gonçalves, Apeme de Garibaldi e, também, da Sala de Arquitetos de Caxias do Sul. Também conta com o patrocínio de Shopping San Pelegrino, Promob Solutions, Grupo DCA, Pro Móvel, DGraf, Don Claudino, Shopping LAmérica e Panda Branding.

O idealizador do projeto, Éder Pereira, gestor de projetos do setor de madeira e móveis na Serra Gaúcha, agradece o empenho e dedicação dos colaboradores. “Não posso deixar de citar o carinho daqueles que colocaram os desenhos e projetos no papel para fazer o bem e entregar as obras que serão apresentadas na próxima semana. Agradeço, de coração, as arquitetas Niçara Ecke Ody, Joana Muller Braescher, Renata Benetti, Luciana Urbani, Bertha Maria Zanatta, Renata Brocker Boeira Hanel, Adriana Casagrande, Valentine Brusius e Patrícia Reis. Ao todo, unindo a Serra Gaúcha, esse projeto já entregou 140 casinhas para mais de 3000 crianças”, finaliza.