Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Projeto de Educação Empreendedora é apresentado

Publicado por Secretaria da Educação em

dsc_0095-copyAlemães, italianos e portugueses. Estas foram as etnias que contribuíram para a formação de Gramado.  E que tal aprender sobre elas de um jeito diferente? Esta foi a proposta do projeto “Revisitando o passado e ressignificando o presente”. Os resultados da pesquisa realizada ao longo do ano com os alunos do 4º ano da EMEF Dr. Carlos Nelz – Caic, foram apresentados na sexta-feira (9).

A iniciativa faz parte do projeto Educação Empreendedora, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do governo do Rio Grande do Sul nos municípios de Gramado, São Francisco do Sul, Cambará e Rio Grande. Este é o primeiro ano do projeto, considerado ainda piloto e contou com o apoio de várias instituições de ensino como PUCRS, UFRGS, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, UERGS, IFRS Campus Porto Alegre, além das secretarias de Educação do Ceará e de Pernambuco e da Universidade do Minho, de Portugal.

O projeto Educação Empreendedora tem como objetivo oferecer metodologias e recursos tecnológicos que possibilitem aos professores a realização de projetos com seus alunos para ações inovadoras, com metodologias atividades de colaboração em rede. Em Gramado, a ideia foi posta em prática pela professora Luciana de Oliveira e contou com a colaboração das professoras Haidê Pereira Borges e Neiva Giacometti, também do Caic.

Desde o início do ano, os alunos do 4º ano começaram a realizar pesquisas sobre os grupos étnicos que foram importantes para a formação do município. Os trabalhos foram realizados com coleta de dados em fontes históricas, como as disponíveis no Arquivo Público, além de diversas atividades de pesquisa com o uso da internet e de outras mídias e tecnologias. Os pequenos também tiveram aulas de alemão e italiano e traduziram o hino do município para os dois idiomas. Também participaram de palestras e visitas a municípios próximos, como Nova Petrópolis.

Na sexta-feira, os alunos cantaram o hino em italiano, apresentaram danças típicas e um vídeo com um apanhado geral das atividades realizadas ao longo do ano foi exibido. Outro ponto de destaque da tarde foi a culinária. Pratos típicos da gastronomia alemã, italiana e portuguesa puderam ser degustados pelos participantes da apresentação, como a coordenadora estadual do projeto Educação Empreendedora Gladys Falavigna, a secretaria de Educação de Gramado Denise Foss, o prefeito Nestor Tissot, a direção do Caic, alunos, pais e professores da escola.

Nesta quarta-feira (14), o projeto será apresentado em Porto Alegre, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O evento será transmitido via teleconferência para os professores da Universidade do Minho, de Portugal, que acompanham o desenvolvimento do projeto. Além disso, os professores participantes escreveram artigos sobre a iniciativa e, em breve, deve ser lançado um livro com a coletânea das publicações.