Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Projeto Educavídeo comemora os avanços e alegrias de 2016

Publicado por Secretaria da Educação em

1052647_614409201926648_1880051815_oNa noite da próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, às 19 horas, o projeto Educavídeo reunirá seus participantes e apoiadores no Auditório da Secretaria de Educação de Gramado, a fim de celebrar os avanços e alegrias adquiridas ao longo deste ano. 

Desde 2011, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Projeto Educavídeo – Gramado, um trabalho de incentivo à produção audiovisual em seis das dez escolas municipais urbanas, envolvendo alunos e professores com turmas compostas por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com atividades no contra turno, além de alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais. A cada ano o projeto vem se consolidando na sua proposta como atividade curricular nas escolas envolvidas com o objetivo de desenvolver a linguagem audiovisual – fotografia, vídeo e cinema, com alunos e professores da Educação Básica da rede de ensino de Gramado, contribuindo culturalmente para a formação social para um olhar crítico da realidade local, brasileira e mundial através do cinema.

A partir de 2013, o Educavídeo, está consolidando um espaço pedagógico e técnico na participação do Festival de Cinema Gramado, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Gramadotur. São Oficinas de Cinema para professores e alunos, coordenados por uma equipe técnica, para capacitar as equipes do Projeto através de orientações e práticas de cinema, visando a qualificação das produções e incentivando os alunos na continuidade com busca profissional nos diferentes segmentos da área do audiovisual. As produções de curtas metragens são apresentados, desde 2014, no Palácio dos Festivais, dentro da programação oficial do Festival de Cinema de Gramado, um momento de congraçamento com as famílias dos alunos e comunidade gramadense em torno do cinema.

????????????????????????????????????

1-1-300x193

dsc_0099-copy

 Neste ano, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Turismo e a Gramadotur, sempre com o apoio da Administração Municipal de Gramado e das escolas envolvidas – Presidente Vargas, Dr. Carlos Nelz – CAIC, Mosés Bezzi, Nossa Senhora de Fátima, Maximiliano Hahn e Vicente Casagrande, houve a confirmação da implementação do Programa de Expansão do Projeto Educavídeo – Gramado, através da criação do projeto da Escola de Cinema em Gramado, com nível técnico profissionalizante.

“Esse projeto, que iniciou pequeno em 2011, atingiu e superou todas as expectativas presentes. Mais alunos aderiram, mais professores apoiaram, a cidade como um todo acompanha e, acima de tudo, a profissionalização constante de cada uma das crianças que aqui estão. Isso é o que nos motiva sempre, o nosso muito obrigada”, comenta Denise Foss, Secretária Adjunta de Educação de Gramado.

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca a importância dos pais no incentivo e apoio a cada um dos integrantes do projeto. “Todos que aqui estão aprendem, se superam, criam novos caminhos, expandem seus horizontes e planejam, futuramente, uma profissão inserida na área do cinema. Por isso, o apoio de todos é de extrema importância, vemos em Gramado um polo do cinema nacional, daqui, com certeza, diversos frutos irão nos surpreender”, pondera.

 

Texto: Ana Pacheco/ Prefeitura de Gramado