Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Projeto Self-Service tem resultados positivos nas escolas de Gramado

Publicado por Secretaria da Educação em

caic-self-service-1Há cerca de quatro anos, um grande projeto começou a ser implantado nas escolas da rede infantil de Gramado: o self-service. A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Carlos Nelz (Caic) foi a pioneira. Em 2016, com o apoio do Instituto Avisa Lá – Santander, através de formação continuada, o projeto foi estendido e praticamente todas as EMEIs oferecem o serviço.

Na hora das refeições, as crianças têm livre acesso ao alimento, tanto na quantidade, quanto no que sentem vontade de comer. O self-service está sendo implantado com o acompanhamento e auxílio dos educadores. As crianças da educação infantil recebem até quatro refeições por dia. A autonomia dos pequenos na hora de comer torna as refeições um momento de aprendizagem e de convivência social, garantindo a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de evitar o desperdício.

caic-self-service-2]caic-self-service-3

“É perceptível que quando a criança tem autonomia de escolher aquilo que ela quer, come bem melhor do que aquilo que lhe é imposto. Implementar o sistema de self-service nas escolas é uma maneira de incentivar a alimentação saudável, desenvolvendo uma independência nas crianças o que torna a refeição um momento de aprendizagem e de convivência social”, comenta a nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar, Maria do Carmo Viegas.

O capricho e amor pela profissão fica ainda mais evidenciado com o projeto, pois educadores e cozinheiros realizam diversas atividades com as crianças para incentivá-las a comer frutas e legumes. Lanches divertidos, exploração de cores e texturas dos legumes e degustação de vegetais são algumas das práticas corriqueiras realizadas pelos alunos.

No último ano, cerca de R$ 2.246.2739,34 foram investidos em alimentação escolar, em Gramado. Maria do Carmo destaca que são comprados mais de 150 itens para a alimentação dos alunos, destes 15 são frutas e oito tipos de carnes, proporcionando uma alimentação cada vez mais rica em nutrientes para garantir o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.

 

Fonte: Comunicação Prefeitura de Gramado