Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Referencial Curricular de Gramado é discutido em encontro com mais de 500 educadores do Município

Publicado por Secretaria da Educação em

Professores, diretores, supervisores pedagógicos e orientadores educacionais da rede municipal da educação participaram na noite de quarta-feira, 3, de um grande encontro no ExpoGramado, que teve como principal objetivo a construção do Referencial Curricular de Gramado (RCG).

Na ocasião, o vice-prefeito Evandro Mochem (MDB), a secretária da Educação, Maria Gorete da Silva e o presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Ronsoni (Progressistas), deram boas vindas aos educadores durante a abertura do evento. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), não pode estar presente na cerimônia porque estava cumprindo outra agenda em Porto Alegre.

“A educação de Gramado chegou em um momento de inovações. Esse debate promovido hoje é fundamental, mas mais do que isso, a execução do Plano Municipal de Educação, também é muito importante. Esse plano que foi construído por muitas mãos, por muitas cabeças. O debate feito aqui vai ao encontro com o Plano de Educação. Tenho certeza que depois dessa noite, todos sairão daqui ainda mais preparados para conduzir a educação em Gramado”, disse o vice-prefeito.

Para a secretária da Educação, o momento deve ser visto como “um trabalho coletivo, reflexivo, dando continuidade ao que já foi construído a nível nacional, ao que já foi construído a nível estadual, com o Referencial Gaúcho. Agora é a nossa hora. A hora da comunidade escolar de Gramado colocar a sua identidade, a sua marca naquilo que é o nosso currículo, naquilo que acontece nas nossas escolas”, enfatizou.

O vereador Rafael Ronsoni parabenizou os educadores pelo trabalho feito nas escolas do Município. “Há pouco tempo, nós víamos a nossa comunidade correndo atrás para conseguir colocar um filho numa escola particular, ou numa escola do Estado, mas nunca em uma escola do Município. Hoje, nós vemos o sentimento inverso. A comunidade nos procura para estudar em uma escola do Município. Isso é motivo de muito orgulho para nós e o mérito é de cada professor que faz seu trabalho com amor e dedicação”, ressaltou.

DESCONTRAÇÃO

A noite da construção RCG foi marcada também por muita descontração, durante a apresentação das competências gerais, que são: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeção de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação e Responsabilidade e Cidadania.

Professora há mais de 30 anos, a educadora Ceura Quadros, da Escola Moses Bezzi, no Bairro da Várzea Grande, afirmou que o evento foi “um momento leve, rico e harmonioso”.

Ela ressaltou que sentiu um novo ânimo, uma energia boa com muita sutileza envolvida. “É isso que precisamos nas escolas: leveza, harmonia, sutileza, envolvimento, organização, valorização dos profissionais, dos alunos, dos saberes e da arte. Parabéns aos envolvidos na organização do evento. Parabéns Secretaria da Educação de Gramado”, concluiu.

FOTOS: Bruna Campos

TEXTO: Bruna Campos

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado