Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Secretaria da Educação de Gramado encerra curso de gestores com descontração e atividade em grupo

Publicado por Secretaria da Educação em

Entre outros temas, comunicação, liderança e tomada de decisões, foram colocados em prática durante todo o dia 20 de fevereiro. Os gestores das escolas municipais de Gramado estiveram reunidos para realizar o encerramento do curso voltado para gestão escolar.

A atividade que ocorreu na Fazenda Sonho Meu, em Canela, teve como propósito a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o ano de 2018, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo Véra Grin Gramado.

O diretor Marcelo Carasai da Silva, da EMEI Pequenos Gigantes, destacou a importância do curso, que possibilitou a visão de uma gestão mais autônoma, democrática e participativa, com a criação de vínculos afetivos entre os professores. Despertando a valorização do profissional, lembrando primeiro que todos são seres humanos.

Conforme Ellisabete Hausmann, vice-diretora da EMEF Maximiliano Hahn, o momento foi de integração entre os gestores, que possibilitou a troca de experiências e uma reflexão pessoal sobre liderança.

– Eu vim com pouca expectativa e acabei surpreendida. Geralmente, queremos estar com os alunos no início do ano letivo e essa oportunidade abriu nossos olhos para mudanças. Foi maravilhoso – declarou.

O facilitador Alexandre Fiorin destaca a importância da formação com os gestores das escolas municipais de Gramado.

– É um grupo muito heterogêneo, com pessoas bem preparadas e com potencial para colocar em prática às melhorias que foram elencadas aqui – afirmou.

A secretária da Educação, Gilça Silva, falou sobre o encerramento do curso de gestores das escolas, que foi planejado após a eleição dos diretores.

– Os cursos foram realizados na UAB, em 2018, tratando temas técnicos e agora estamos fazendo o encerramento aqui na Fazenda Sonho Meu, com o trabalho de facilitação da Vivendo, voltado para essa temática, para que se possa ter um desenvolvimento de grupo mais prático: organização, estruturação de escola e trabalho em equipe – disse.

CURSO DE GESTORES
A participação na formação dos gestores municipais da educação de Gramado foi uma das exigências da Secretaria da Educação para o exercício dos cargos de direção das 27 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental mantidas pelo Município de Gramado.

– O programa de formação contemplou situações ativas de aprendizagem, nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos participantes e a realidade local de atuação como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos – destaca a coordenadora geral do programa de formação dos gestores e coordenadora do Polo UAB Gramado, a professora e doutora em Educação, Maria Gorete da Silva.

Ao longo do ano de 2018, o Polo de Gramado da Universidade Aberta do Brasil organizou e sediou uma série de atividades didático-pedagógicas, com a participação de 49 gestores da rede municipal. A formação totalizou 53 horas, iniciando em abril de 2018 e concluindo em fevereiro de 2019.

No total, foram 13 encontros presenciais e dois a distância, ministrados por 12 profissionais, contabilizando 53 horas de curso, norteadas a partir da metodologia de Abordagem teórico-prático vivencial.

Texto: LB
Foto: Lucas Brito