Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Secretaria do Meio Ambiente realiza ações de incentivo ao uso da compostagem e recolhimento de resíduos sólidos

Publicado por Secretaria da Educação em

Um projeto da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Secretaria da Educação, levou para as escolas municipais o programa de compostagem, que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da coleta seletiva do lixo, além de apresentar para os jovens alternativas para o tratamento do material orgânico. 

A entrega das primeiras composteiras foi realizada na terça-feira, 8, nas escolas: Maximiliano Hahn, Carlos Nelz (CAIC), Algodão Doce, Gentil Bonatto e Mosés Bezzi. 

Na ocasião, as secretárias Cristiane Bandeira (Meio Ambiente) e Maria Gorete da Silva (Educação), acompanharam as entregas das composteiras nas instituições. 

“O projeto é uma forma das crianças e os jovens compreenderem a importância da seleção na hora de destinar os resíduos. E mostrar, também, que esses resíduos orgânicos podem ter outra função como as hortinhas, por exemplo”, disse a secretária do Meio Ambiente. 

Para a secretária da Educação, a iniciativa veio para complementar um projeto que já existe nas escolas que é o programa de hortas escolares e paisagismo. 

“Acreditamos na educação enquanto transformadora. A partir desse projeto das composteiras, em parceria com o programa das hortas e paisagismo, podemos levar ainda mais conhecimento e essa vivência tanto para os alunos como para a comunidade e as famílias”, comentou Maria Gorete. 

RESÍDUOS 

A Secretaria do Meio Ambiente também realizou na terça-feira, 8, o recolhimento de resíduos sólidos com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com a equipe da limpeza urbana. No total, foram recolhidos 9,83 toneladas.

Os pontos onde foram efetuados o recolhimento foram: Vila do Sol, Museu do Trem (Rua Oscar Wille), Altos da Viação Férrea e na Estrada do Meleiro, no Bairro Carniel (sendo oito pontos de grande descarte ao longo da estrada). 

CARTILHA

A SMMA lançou uma cartilha sobre resíduos sólidos, que deverá ser distribuída nas escolas, e será feito um trabalho de conscientização nas áreas que foram identificadas como pontos de descarte irregular (informações pelo fone 54 3286 0233).

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado