Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Semana Afro é aberta oficialmente

Publicado por Secretaria da Educação em

Apresentações culturais, com dança, música, declamação de poesias, dramatização e hip hop deram o tom da abertura oficial da 10ª Semana Afro Cultural de Gramado. A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (7), no Teatro Elizabeth Rosenfeld. A Semana Afro é uma realização da Secretaria de Educação e tem como objetivo apresentar as atividades e ações que as escolas da rede de ensino de Gramado realizam durante o ano para combater o racismo e conscientizar os alunos.

dsc_8457-copydsc_8460-copydsc_8471-copydsc_8509-copydsc_8533-copy

dsc_8419-copy5-Copy-300×200.jpg” alt=”dsc_8395-copy” width=”300″ height=”200″ class=”aligncenter size-medium wp-image-4700″ />-Copy-300×200.jpg” alt=”dsc_8325-copy” width=”300″ height=”200″ class=”aligncenter size-medium wp-image-4699″ />dsc_8295-copy

A abertura contou com apresentações do grupo Força Jovem, serviço de convivência do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), EMEF Caic, EMEF Carlos Barbosa e EMEF Padre Scholl. As apresentações fizeram referência à cultura afro-brasileira, ao racismo, ao preconceito e à escravidão negra.

O homenageado da Semana Afro, professor Paulo Sérgio da Silva, participou da cerimônia e elogiou a participação dos estudantes e educadores. “É somente discutindo, refletindo, ensinando, conversando que vamos superar e eliminar esta chaga que é o racismo na nossa sociedade. O professor, os alunos e a escola são fundamentais para isso”, afirma.

A secretaria de Educação Denise Foss fez um histórico do início do evento. “A Semana Afro começou com um projeto pequeno, lá na sala de aula, foi com insistência, com a busca de parceiros que conseguimos ampliar e transformar em uma semana de atividades. A ideia, desde o início, foi discutir, foi lançar luz sobre este problema tão sério que é o preconceito”, relembra a secretaria.

dsc_8660
A programação da 10ª Semana Afro Cultural terá ainda palestras, cursos de formação, lançamento de livro, apresentações culturais e pintura de grafite. As escolas polo também contam com uma programação paralela, com mais atividades até o dia 14. Nesta terça-feira, destaque para apresentações de hip hop e para a palestra sobre o sistema de cotas. As atividades ocorrem no período da manhã e da tarde, no Teatro Elizabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores. Confira no link a programação completa.