Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Semana da Pessoa com Deficiência agora é lei municipal

Publicado por Secretaria da Educação em

A noite de abertura da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Gramado, segunda-feira, 23, no auditório da Escola Senador Salgado Filho, teve de boa presença de público, show com alunos flautistas da Escola Presidente Vargas, palestra sobre neuroaprendizagem e a notícia da aprovação de um projeto de lei pela Câmara Municipal que institui a data como parte do calendário oficial do Município.

A programação do evento semanal contempla temas como inspiração de mudanças de atitude e contribuição para o enfrentamento de desafios globais, a exemplo de preconceitos, conflitos e desigualdade.

Segundo a professora Cínthia Cardoso Ávila (do Grupo de Professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE), o evento se justifica tanto pela necessidade de espaço para quem luta contra o preconceito como no sentido de ampliação da participação social.

Para a secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, a escola inclusiva tem o grande desafio de cuidar da pessoa deficiente, cabendo à sociedade inclusiva a garantia dos direitos.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) citou como exemplo que poucos homens se preocuparam no passado em elevar os direitos das mulheres e dos negros, mas que caberiam a todos, no presente, se preocuparem em elevar os direitos da pessoa deficiente.

LEI

Um projeto de lei do vereador Professor Daniel (PT) propondo “A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência” foi aprovado por unanimidade ontem, 23, na Câmara Municipal, prevendo, por exemplo, atividades sobre a temática das deficiências como oportunidades de emprego, esporte e lazer, acessibilidade e educação inclusiva.

PROMOÇÃO

A elaboração do programa da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa do Grupo de Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino e da Secretaria da Educação.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do evento foi na segunda-feira, 23, às 19h, no auditório da Escola Senador Salgado Filho (Bairro Piratini), com palestra sobre neuroaprendizagem na Educação com a Taise Agostini, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Guilherme Guimbala (2013). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (2011), e professora de pós-graduação e cursos de capacitação, psicopedagoga clínica e institucional.

Nesta terça-feira, 24, às 19h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Câmara Municipal, Centro),está previsto a exibição do filme “Extraordinário”;

Quarta-feira, 25: (interno) formação de monitores;

No penúltimo dia, quinta-feira, 26, às 19h, na Universidade Aberta do Brasil (UAB, no CAIC, Bairro Moura), a programação prevê um painel sobre experiência de inclusão;

No encerramento, sexta-feira, 27, das 9h às 11h30, e das 14h às 16h, no auditório da Escola Senador Salgado Filho, o tema será a respeito de vivências em inclusão.

A participação na 1ª Semana da Pessoa com Deficiência é aberta ao público e envolve profissionais da Educação, cuidadores e alunos.

A abertura do evento foi prestigiada pela juíza Aline Rissato, pelo promotor de Justiça Max Guazzeli, secretários municipais e, em parte, pelo vereador Professor Daniel.

FOTO: Carlos Borges

TEXTO: Roque Tomazeli 

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado