Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Semana Afro Cultural é organizada

Publicado por Secretaria da Educação em

A programação da 10ª edição da Semana Afro Cultural de Gramado está a todo vapor. A edição deste ano ocorrerá entre os dias 7 e 14 de novembro, tendo como homenageado o professor de história Paulo Sérgio da Silva, de Porto Alegre.

crop_homenageado1_10102016102929Natural de Bagé, Paulo tem como experiência a Educação Anti Racista, tendo em sua trajetória os movimentos sociais. Ele é integrante do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), além de se dedicar à pesquisa e mobilização nas comunidades remanescentes de quilombos no Rio Grande do Sul. Hoje, no Estado do Rio Grande do Sul, existem cerca de 160 comunidades identificadas num Estado que se caracteriza como o mais europeu dos Estados brasileiros.

A abertura será no dia 7, no Teatro Elizabeth Rosenfeld – Câmara de Vereadores, e terá apresentações culturais com alunos do Caic – Dr. Carlos Nelz e do Projovem. No dia 8, o homenageado fará palestras para os alunos da rede municipal. Além disso, haverá contações de história na Biblioteca Cyro Martins.

A programação também deverá contar com atividades realizadas em oito polos: EMEF Mosés Bezzi, EMEI Tia Carmelina I, EMEF Caic, EMEI Henrique Bertolucci, EMEF Senador Salgado Filho, EEB Boaventura Ramos Pacheco, EEB Caramuru e EEB Santos Dummont. As ações de cada polo serão definidas e em breve divulgadas.

“A Semana Afro Cultural tem como objetivo mostrar as ações que as escolas realizam ao longo do ano em temáticas como preconceito racial, contribuições culturais da etnia negra, entre outros assuntos relacionados”, observa a coordenadora do programa Cultura na Escola, Regina Berwanger.

A Semana Afro Cultural é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação com apoio da Biblioteca Cyro Martins, Agência de Comunicação Gemelo e Hotel Quero-Quero.