Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Seminário discute Cinema na Escola

Publicado por Secretaria da Educação em

foto1Professores de seis municípios, sendo Gramado, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada, São Leopoldo e Palmas, no Tocantins, participaram no sábado (27) do 1º Seminário Cinema na Escola. O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, com a realização de um debate e oficinas. O seminário faz parte das atividades do 44º Festival de Cinema de Gramado.

O tema do seminário foi “Implementação da Lei 13.006/2014 – Cinema na Escola: para muito além da exibição de filmes e vídeos no espaço escolar”. No período da manhã foi realizado um debate com a participação de André Bozzetti, de Alvorada, Pedro Bertoldi, de Porto Alegre, Elizangela Dantas, de Palmas, Eliane Candido, de São Leopoldo, e Roberto Silva de Guaíba.

Os professores apresentaram os trabalhos realizados em suas instituições e que contemplam diversos aspectos relacionados ao cinema, não apenas a exibição e discussão das obras, mas também a alfabetização audiovisual e a produção, por parte dos estudantes, com suporte dos professores. Em Gramado, desde 2011, existe o programa Educavídeo, que tem como objetivo fomentar a cultura e a produção de cinemas com estudantes da rede pública de ensino. foto2-300x199

foto3-300x199

“Em Guaíba nós começamos com a ideia de interagir entre as linguagens cinematográfica e literária, com a adaptação inicial do livro Ana Terra, de Érico Veríssimo, como uma homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor. Hoje, além de filmes, os alunos estão começando a produzir uma websérie também. Nós aprendemos muito com a troca de experiências, especialmente com o Festival de Alvorada e ainda com a Mostra de Cinema Estudantil do Educavídeo”, relata o professor Roberto Silva.

No período da tarde foram realizadas três oficinas: Fotografia, com Ana Pacheco, fotógrafa e jornalista da Prefeitura de Gramado, Audiovisual na Educação Infantil, com Laura Mansur de Porto Alegre, e Criação de histórias, com Zuleica Escobar e Antonio Navarro de Porto Alegre.

Cinema nos bairros

Ainda como parte das atividades do 44º Festival de Cinema de Gramado ocorre, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, o Cinema nos Bairros. Hoje as atividades serão na EMEF Mosés Bezzi, na terça-feira, na EMEF Presidente Vargas, na quarta-feira, na EMEF Vicente Casagrande, na quinta-feira, na EMEF Maximiliano Hahn, e na sexta-feira, na EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC. As sessões ocorrem às 10h, às 15h e às 19h (neste horário é aberto à comunidade).