Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Servidores participam de capacitação com o curso de Justiça Restaurativa e Construção de Paz

Publicado por Secretaria da Educação em

Profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social de Gramado participaram de uma capacitação através do curso de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, realizado na Universidade Aberta do Brasil (Pólo Vera Grin), no Bairro Moura.

O curso foi uma ação conjunta das secretarias envolvidas, liderado pela Educação, a partir de uma proposta feita pela Escola Superior de Magistratura (AJURIS), com objetivo de construir em práticas que oportunizam diálogos restaurativos e conciliadores a fim de transformar a dinâmica que sustenta a violência.

“Essa capacitação tem como foco a criação de intervenções que promovam caminhos de superação, de empoderamento e de equilíbrio, intervenções e processos que tenham como base o diálogo e o respeito pelo outro”, disse a secretária da Educação, Maria Gorete da Silva.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o promotor de Justiça, Max Roberto Guazzelli, e o secretário da Saúde, João Teixeira, estiveram presentes no encerramento do curso e parabenizaram os servidores que participaram da qualificação.

“A nossa intenção, ao oferecer esse curso, sempre foi para apoiar as pessoas e suavizar os conflitos. É necessário conhecer os conflitos para poder trabalhar melhor neles. Vocês estão sendo capacitados para agir da melhor maneira e evitar erros”, ressaltou Bertolucci para os presentes.

O secretário da Saúde afirmou que a qualificação é necessária para que os servidores possam ser multiplicadores de conhecimento. O promotor Max Guazzelli parabenizou o prefeito por ter acreditado na importância do curso.

Um dos participantes da capacitação, o secretário adjunto da Cidadania e Assistência, Ricardo Flores Cazanova, avaliou que o curso foi de extrema importância. “Tivemos a oportunidade de entender a relevância de se falar em paz em um momento em que a intolerância se impera”.

RESULTADOS

A partir da formação, que teve duração de 20 horas, os 26 servidores que participaram da capacitação poderão atuar como facilitadores dos Círculos de Construção de Paz. O método aplicado atua de forma a resgatar a dignidade humana, seja no atendimento ao público em geral, no espaço laborativo e, principalmente no ambiente escolar.

“O foco do curso foi capacitar as pessoas para fortalecer os relacionamentos e hoje, ao final, fica claro a conexão, não só entre as pessoas, mas entre os serviços presentes. Ter a Assistência, a Saúde e a Educação juntas foi um grande privilégio pra mim enquanto estrutura, mas também pra cidade de Gramado, que sairá com uma rede mais fortalecida”, sintetizou a professora do curso, Katiane Boschetti.

FOTO: Carlos Borges

TEXTO: Bruna Campos

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado