Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

UAB forma gestores na área da educação de Gramado

Publicado por Secretaria da Educação em

Em ato realizado na sexta-feira, 30 de agosto, no auditório do Polo Véra Grin da Universidade Aberta do Brasil, 49 diretores e vice-diretores de escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação de Gestores Municipais da Educação.

A preparação de diretores e vice-diretores para os encargos administrativos e o cotidiano escolar é uma norma atendida pela Secretaria da Educação de Gramado e o curso, de 10 meses com carga horária de 60 horas, foi ministrado por professores da UAB.

Os novos gestores Raquel Freitas dos Santos, Daniel de Almeida Raber e Mirian Krapf Andrade (presidente do Conselho Municipal de Educação) manifestaram, em nome do grupo de gestores, satisfação com o curso.

– O curso foi de extrema valia. Uma preparação leve, com palestras e atividades em grupo, que nos permite compartilhar as novas experiências – sintetizou Mirian Andrade.

UNIVERSO ESCOLAR

Segundo a secretária da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, a abordagem, durante o curso, contemplou aspectos teóricos, práticos e reflexivos relacionados ao complexo universo escolar.

– Precisamos conciliar técnica, arte, ciência e criatividade, jogo de cintura e rede de apoio. Um ganho que tivemos, em nossos encontros, foi com a possibilidade de compartilhar soluções, enfrentar os desafios do dia a dia conhecendo os processos, legislações e pessoas. O que acontece em uma escola pode estar acontecendo em outra. Por isso, parabenizo a Secretaria da Educação, que na época (2018) iniciou o curso – disse.

Para o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), os professores que estavam recebendo o certificado não se comportaram de maneira sossegada e, sim, se sentiram desafiados à capacitação que a atividade impõe para a função de formar as novas gerações.

– Sempre manifesto minha preocupação com essa atividade, essa devoção chamada magistério e com as escolas. Isso faz com que, em momentos como este, a gente festeje bastante, na medida em que vocês são inquietos e têm essa chama maravilhosa de saber mais, para que a gente encaminhe melhor este Brasil tão conflituoso – destacou o prefeito, na mensagem aos novos gestores.

FOTO: Carlos Borges

TEXTO: Roque Tomazeli

FONTE: Prefeitura Municipal de Gramado