Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

UAB inaugura Laboratório de Estudos Avançados

Publicado por Secretaria da Educação em

O Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (LEAM), do polo Vera Grin, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), inaugurado na última sexta-feira,29, já tem compromissos agendados. O espaço organizará e sediará a Olimpíada Municipal de Aplicativos para o Desenvolvimento Sustentável e a 3° Edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos para o Desenvolvimento Sustentável (Onda), no dia 27 de abril. O anúncio foi feito durante a apresentação dos núcleos temáticos de Pesquisa que funcionarão no local.

A cerimônia de abertura do laboratório contou com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), do vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), do reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Leonardo Beroldt, do vereador Professor Daniel, da secretária de Educação, Gilça Silva, do pró-reitor de pesquisa da UERGS, Rafael Haag e da coordenadora do polo Vera Grin, Maria Gorete da Silva, entre outras autoridades.

“Esse projeto foi sonhado, planejado e agora estamos vendo os resultados e avançando com uma velocidade surpreendente. Tenho certeza que esse espaço irá aprimorar e diversificar o conhecimento. Que tenhamos uma parceria muito longa”, disse o prefeito.

O LEAM é uma espécie de aglutinador de várias instituições de ensino do Estado. Participam dele, além da UERGS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A consolidação do laboratório só foi possível por uma provocação da Prefeitura de Gramado que iniciou através de conversas logo após a instalação do polo, em 2017.

Histórico – A vinda de uma unidade da UAB para Gramado foi confirmada em fevereiro de 2017. Em 31 de julho, representantes do Ministério da Educação (MEC) assinaram o termo de compromisso com a Prefeitura de Gramado para a instalação. No dia 7 de agosto, o prefeito Fedoca Bertolucci protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 32/2017, efetivando a criação do polo, que foi inaugurado no dia 15 de agosto de 2017.
Atualmente mais de 300 alunos estudam na instituição que oferta diversos cursos de graduação e especialização, além de curso de aperfeiçoamento.

Texto: BC
Fotos: Lucas Brito e Carlos Borges