Contato

3286-2709 – Rua São Pedro, 369 – Fundos Câmara de Vereadores

Vídeo é premiado com 2º lugar no Estado

Publicado por Secretaria da Educação em

erg-copyO vídeo “Jornal Matinal” feito pelos alunos do 8º Ano da Escola Municipal Vicente Casagrande, Claudemir de Souza dos Santos, Leonardo Dornelles Rodrigues e Jonatas Bitencourt Marciglio, foi premiado o 2º colocado na etapa estadual do concurso Pesquisar e Conhecer, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Neste ano, o concurso teve como tema as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

“Nós recebemos do MEC o convite para participar do concurso e como já estávamos realizando ações contra o mosquito Aedes aegypti e propomos aos professores e alunos que fizessem os vídeos”, conta o diretor da escola Francisco dos Santos Silva.

No vídeo, os alunos, que são integrantes do projeto Educavídeo, promovido pela secretaria de Educação em parceria com a GramadoTur, simularam um noticiário. Durante o “Jornal Matinal”, os garotos apresentam a notícia de um caso de zika vírus, em Gramado: um menino de 11 anos que se contaminou ao brincar no pátio de casa. Após terminar de assistir ao jornal, o telespectador levanta-se da poltrona e faz a sua parte, elimina os possíveis focos do mosquito do seu próprio quintal. “O fato de os meninos participarem do Educavídeo ajudou bastante, pois eles sabem como usar os equipamentos e editar o vídeo. Trabalhar com as mídias e, especialmente, com os vídeos faz com que os alunos vivenciem o que aprendem na sala de aula, pois para elaborar o roteiro eles precisaram pesquisar, saber o que é o zika vírus e as formas de combate à doença”, observa Francisco.

ed-infantil

ghg-copy

oitavo-ano-1A escola também enviou um segundo vídeo, feito pelos alunos da Educação Infantil. No entanto, este vídeo não foi classificado entre os finalistas. O concurso está dividido de acordo com as etapas da educação (Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais, Séries Finais I e II, Ensino Médio e Superior) e entre escolas públicas e privadas.

O vídeo dos alunos do 8º Ano, juntamente com os demais finalistas dos outros Estados, será avaliado por um júri popular entre os dias 8 e 23 de agosto e também por uma comissão técnica. No dia 24 está prevista a divulgação do resultado nacional e a premiação no dia 29 de setembro, em Brasília. Os vencedores de cada etapa recebem certificados e os melhores nacionais participam de um curso de formação na capital federal.

O Educavídeo – O projeto surgiu em 2011, promovido pela secretaria de Educação e visa incentivar a produção audiovisual entre os alunos das escolas atendidas. O objetivo é fomentar uma cultura de cinema, uma vez que Gramado é a sede do festival nacional da sétima arte há mais de 40 anos. Além de desenvolver a linguagem audiovisual com alunos e professores, contribuindo para uma formação mais ampla e crítica dos estudantes. Atualmente são atendidos alunos das séries finais e ensino médio das escolas da rede municipal e estadual de Gramado, com idades entre 12 e 17 anos. As atividades ocorrem durante o ano letivo, nas quartas-feiras, com turmas de básico, intermediário e avançado, na Expogramado. Desde 2015, o projeto conta com o apoio da GramadoTur.

Link do vídeo do 8º ano: 

Link do vídeo da Educação Infantil: